Últimas Notícias

Henrique Avancini conquista pódio histórico na etapa de Val di Sole da Copa do Mundo de Mountain Bike

Nunca antes um atleta do Brasil havia chegado tão longe em competições internacionais de Mountain Bike. Neste domingo (8), Henrique Avancini quebrou mais uma barreira histórica para o País ao cravar a quarta colocação na etapa de Val di Sole, na Itália, da Copa do Mundo UCI de MTB. 

O ciclista, natural de PetrópolIs, garantiu presença inédita de um brasileiro no pódio de uma prova de cross country olímpico no circuito mundial, modalidade tipicamente dominada por europeus. A melhor marca até então era dele também: uma sexta colocação na prova de Nové Mesto, na República Tcheca, em maio deste ano, que o deixou a apenas uma posição da champagne comemorativa. Desta vez, nada o tirou do Top 5.

"Estou feliz pra caramba! É uma realização e tanto. É especial pra mim, especial pra bike, especial pras coisas em que acredito e estou bem satisfeito tanto com o trabalho que venho fazendo quanto com a minha carreira. Eu vim bem de baixo. E olhando para os caras que estavam comigo ali no pódio, ninguém veio de onde eu vim. São caras que venciam provas de nível mundial desde a categoria júnior. Minha jornada foi bastante árdua e ainda é, mas sempre bastante recompensadora", afirma o atleta, único não-europeu entre os dez primeiros na corrida.

Na intensa largada da elite masculina, Henrique logo pulou à frente do pelotão e liderou boa parte da primeira volta. Ao ser ultrapassado por Nino Schurter (SUI), vencedor da prova, e Mathieu Van de Poel (HOL), terceiro colocado, o brasileiro caiu para a oitava posição no grupo de perseguição, onde se manteve por vários quilômetros depois de evitar uma queda que poderia ter comprometido seu resultado final. Nas últimas voltas, conseguiu ganhar a batalha contra o suíço Florian Vogel pela quarta colocação e terminar as sete voltas da corrida a apenas 1.14 segundos atrás de Nino.

"Apesar de eu ter largado na frente, o ritmo foi bastante controlado. Às vezes, ali é o melhor lugar para se estar em uma etapa de Copa do Mundo, especialmente na largada. Procurei fazer uma prova no meu ritmo. Quando Nino e Van de Poel atacaram, eu não reagi imediatamente, mas depois fui tirando a diferença até reconectar com eles. Foi um dia em que aprendi muito. Ainda tenho muito para digerir dessa prova e bastante para crescer", explica o brasileiro, que pulou da nona para a quinta posição no ranking da competição, somando 586 pontos.

Além de Henrique, outros brasileiros participaram da prova. No feminino, com vitória de Maja Wloszczowska (POL), Raíza Goulão cruzou a linha de chegada na 48a posição e a veterana Jaqueline Mourão, na 51a. Já Luiz Henrique Cocuzzi abandonou a prova na quarta volta.

Foto: Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar