Últimas Notícias

Brasileiros estarão na Copa do Mundo de Pentatlo Moderno e no Troféu Internacional Jovem nesta semana

O Pentatlo Moderno brasileiro estará presente em duas competições da modalidade olímpica nesta semana. A primeira delas será a terceira etapa da Copa do Mundo, em Kecskemét, na Hungria, a partir de quinta-feira, 3. Nela, estaremos representados pelos líderes do ranking nacional, Priscila Oliveira, 29, e William Muinhos, 24. Já no fim de semana, a revelação Ieda Guimarães, 17, vai participar do Troféu Internacional Jovem, em Leiria, Portugal.

Na Hungria, Priscila e William serão dois dos mais de 170 pentatletas de cerca de 30 países que vão participar da competição da modalidade que reúne natação, esgrima, hipismo e laser run (tiro a laser e corrida). William esteve presente nas duas etapas anteriores do torneio, em fevereiro no Egito, e em março nos Estados Unidos. Priscila só competiu na qualificação norte-americana.

Na competição mais recente, a pernambucana ficou em 51º dentre 67 competidoras, e não conseguiu avançar à final. Ela conta que gostaria de ter tido um desempenho melhor em sua primeira competição do ano.

“Fui muito confiante para o torneio nos Estados Unidos, mas não achei que tive um resultado expressivo”, conta a atual campeã Brasileira.

Priscila está desde o início de abril na França para um aperfeiçoamento com foco na esgrima. Lá, ela está treinando com seu parceiro de equipe, William Muinhos, que desde meados de fevereiro mora no país europeu.

“Eu não estava planejando participar dessa etapa da Copa, mas surgiu essa oportunidade de um treinamento intensivo com o melhor técnico de esgrima do mundo, o que me fez também repensar a ida à Hungria”, diz, sobre o camping training com o francês Daniel Levavasseur.

De olho na superfinal
Na Hungria, Priscila e William vão encarar as cinco provas da modalidade em Kecskeméti Bath (natação), no Pavilhão Desportivo István Messzi (esgrima) e no Centro Recreativo Zoltán Benkó (hipismo e laser-run). Enquanto ela estreia na quinta, na qualificação feminina, ele entra em ação na sexta, durante a semifinal entre os homens.

Nesta nova Copa do Mundo, o carioca quer repetir o bom desempenho que teve na primeira etapa, no Egito. Lá, ele se classificou para a grande decisão, se tornando o primeiro nome revelado no PentaJovem a avançar à uma final do torneio. O PentaJovem é um projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade.

“Minha prova nos Estados Unidos foi um pouco aquém do que eu esperava”, ele relembra o 58º lugar dentre os 85 pentatletas da ocasião. “Fiz uma esgrima regular, melhorei meu tempo na natação em relação ao Egito, mas o tiro foi bem pior”, avalia.

Desde meados de fevereiro, William mora na França, de olho em uma melhor preparação no Pentatlo Moderno. Em Paris, ele faz parte da equipe de esgrima do conceituado técnico Daniel Levavasseur, treinando com grandes nomes do Pentatlo Moderno mundial, como os franceses Elodie Clouvel, 29, e Valentin Belaud, 25.

“Vou participar da Copa da Hungria porque estou aqui do lado e ainda tenho chances de pegar uma vaga na superfinal”, William está mirando uma das 36 vagas da Final da Copa do Mundo, em junho, no Cazaquistão. “Vou tentar novamente ir à final e pontuar no ranking do torneio”, acrescenta ele, que atualmente é o 47º.

De volta a Portugal
Enquanto Priscila e William estarão competindo na Hungria, Ieda Guimarães chegará a Portugal para o Troféu Internacional Jovem, que será disputado em Leiria, de sexta a domingo. Lá, vão acontecer disputas sub 17 e sub 19. A brasileira vai participar apenas da segunda.

A revelação do Pentatlo Moderno nacional esteve em Portugal no início de abril, para o Campeonato Mundial Jovem. Na ocasião, ela ficou em 76º, dentre incríveis 100 competidoras e não conseguiu avançar à final. A carioca conta que não se saiu melhor, pois teve problemas técnicos com seu material. 

“Com isso, espero que nesta competição eu possa me atualizar sobre o meu nível na competição e estar atenta a possíveis imprevistos”, Ieda torce. “Portugal é lindo e nesta época está com um clima super agradável. Estou feliz por voltar a esse país”, completa.

A temporada da jovem competidora está sendo intensa. Ela participou da etapa egípcia da Copa do Mundo, onde fez sua estreia no circuito do torneio e, além destas duas competições em Portugal, ainda vai representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018, de 26 de maio a 10 de junho, e estará nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, em outubro.

“O atleta está sempre em aprendizado e nesta competição eu irei enfrentar a maioria das competidoras que também irão aos Jogos Olímpicos. Isso será bom para eu estudar melhor minhas adversárias”, comemora.

Foto: Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar