Últimas Notícias

Estocolmo planeja utilizar pista em cidade da Letônia na oferta de candidatura para os Jogos de Inverno de 2026

O comitê de candidatura de Estocolmo 2026 vem mantendo discussões com o Comitê Olímpico d Letônia (LOK) sobre o possível uso de uma pista local para receber as provas de deslizamento no gelo (bobsled, skeleton e luge). Segundo o presidente-executivo do comitê, Richard Brisius, o LOK abordou o comitê letão sobre a possibilidade de as instalações de Sigulda receberem as disputas desses esportes durante os Jogos de Inverno de 2026.

Brisius disse em PyeongChang que as negociações avançaram bem desde que a ideia foi inicialmente levantada. O ex-velejador profissional disse que a proposta se enquadra no processo de reforma do Comitê Olímpico Internacional (COI), denominado A Nova Forma, lançado na tentativa de reduzir os custos operacionais de execução dos Jogos. As reformas incluem uma série de medidas que a pedido do COI reduzirão a quantidade de dinheiro necessária para sediar as Olimpíadas.

Locais para esportes de deslizamento no gelo são frequentemente caros devido aos seus requisitos técnicos específicos. O COI está interessado em conceder os jogos às cidades que não precisem construir essas pistas a partir do zero,  favorecendo as cidades que utilizarão instalações já existentes.
Relatórios na Letônia sugerem que o LOK está interessado em ser incluído na proposta de Estocolmo. A pista em Sigulda recebe regularmente uma série de grandes eventos no bobsled, luge e skeleton. A cidade da Letônia realizou duas edições do Campeonato Mundial de Luge, em 2003 e em 2015, além de o local também ter recebido o Campeonato Mundial Junior de Skeleton do ano passado.

Sigulda, localizada ao longo do Mar Báltico a partir de Estocolmo, fica a aproximadamente 570 km da capital sueca. No entanto, é mais próximo do que a distância entre Estocolmo e Åre, o local proposto para eventos de esqui alpino, se a cidade sueca entrar na corrida para os Jogos 2026 e garantir os direitos de hospedagem dos jogos. Åre, que será palco do Campeonato Mundial de Esqui Alpino de 2019 e das finais da Copa do Mundo ainda este ano, fica a 611 km de Estocolmo.

Outro local incluído na candidatura de Estocolmo, que ainda pode naufragar pela falta de apoio político, é a Arena dos Amigos. O estádio, inaugurado em 2012, recebeu a final da UEFA Europa League no ano passado e acolherá as cerimônias de abertura e encerramento dos possíveis jogos de Estocolmo.


Estocolmo 2026 tem a intenção de seguir com a candidatura olímpica de inverno apesar da maioria da coalizão da cidade se recusar a apoiar a empreitada.

Foto: Wikpedia


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar