Últimas Notícias

História da final de basquete entre União Soviética e Estados Unidos em Munique-72 vira filme de sucesso na Rússia

A famosa história da final de basquete entre União Soviética e Estados Unidos nos jogos olímpicos de Munique em 1972 que ficou marcada como 'a final que não terminou' virou filme na Rússia. 

'Vertical' (em tradução livre para o português) conta a história da seleção soviética de basquete, que foi a primeira a derrotar os Estados Unidos em uma final olímpica de basquete. Com a guerra fria como pano de fundo, o filme tem feito muito sucesso na Rússia com 1,84 bilhões de rublos (US$ 32,5 milhões) de bilheteria, de acordo com um serviço de estatísticas apoiado pelo governo.

O ator Kuzma Saprykin que interpretou Ivan Edeshko, a quem os russos chamam de "dono do passe de ouro" para a cesta vencedora dos soviéticos.

"Eu não pensei que seria realmente esse sucesso colossal", disse à Associated Press. "É surpreendente quando as pessoas me enviam vídeos, como praticamente todas as pessoas do cinema estão aplaudindo, com algum tipo de patriotismo despertasse de dentro das pessoas".

Na Rússia, o jogo tem um significado semelhante ao 'milagre do gelo' para os americanos, que recordam o jogo da medalha de ouro de basquete de 1972 de forma muito diferente - como um roubo.

No filme, a disputa entre dirigentes russos e americanos com a FIBA após a partida foi ignorado, assim como a recusa dos americanos pela medalha de prata, que continuam guardadas no cofre do COI até hoje.

O roteiro também sugere que os soviéticos enfrentam os principais profissionais dos EUA, quando, de fato, os EUA colocaram os jogadores da faculdade, incluindo futuras estrelas da NBA, como Doug Collins e Tom McMillen, que virou político posteriormente. A equipe soviética, embora tecnicamente amadores sob as regras olímpicas da atual época, foi efetivamente composta de jogadores profissionais e vários anos mais velhos do que a maioria dos americanos.

"Vertical" reproduziu a rivalidade da Guerra Fria, retratando a equipe dos EUA e os fãs como impetuosos e confusos, embora, no final, corajosos. O filme também leva algumas escavações na saúde racionada do sistema soviético e as divisões culturais entre o que mais tarde se tornaria países independentes. 

Sucesso na Rússia, o filme 'Vertical' não tem nenhuma previsão de que apareça nos cinemas de outros países no momento.


foto: Divulgação

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar