Últimas Notícias

UCI afirma que Peter Sagan não merecia a desclassificação no Tour de France 2017

A UCI decidiu nesta terça-feira (5) que Peter Sagan não derrubou intencionalmente Mark Cavendish durante um sprint no Tour de France em um acidente que levou à desqualificação do ciclista eslovaco e que forçou Cavendish a abandonar o competição com um ombro quebrado. A federação de ciclismo disse em uma declaração que encerrou sua disputa legal com o três vezes campeão mundial, algumas horas antes de uma audiência agendada na Corte Arbitral do Esporte.

A equipe Bora-Hansgrohe, de Sagan, imediatamente apelou da decisão do júri de corrida para permitir que seu piloto terminasse a competição, mas o pedido foi negado pelo CAS.

"Tendo considerado os materiais apresentados no processo do CAS, incluindo imagens de vídeo que não estavam disponíveis no momento em que o júri de corrida havia desqualificado Peter Sagan, as partes concordaram que o acidente foi um incidente de corrida infeliz e não intencional", disse a UCI.

O presidente da UCI, David Lappartient, disse que as lições serão retiradas do caso e quer um "comissário de apoio" para ajudar os membros do júri de corrida "com especialização em vídeo especial" nos principais eventos da UCI World Tour da próxima temporada.

"O passado já foi esquecido. É tudo sobre melhorar nosso esporte no futuro", disse Sagan. "Estou feliz pelo fato do meu caso conduzir a desenvolvimentos positivos, porque é importante para o nosso esporte tomar decisões justas e compreensíveis, mesmo que as emoções às vezes sejam aquecidas".

A explicação de Sagan para ampliar o cotovelo direito no caminho de Cavendish era que ele estava apenas tentando ficar ereto.

O acidente ocorreu cerca de 50 metros da chegada e Cavendish bateu nas barreiras ao longo da pista. Cavendish disse na época que o movimento de seu rival não parecia mal-intencionado.

"Sempre foi nosso objetivo deixar claro que Peter não causou a queda de Mark Cavendish. Esta foi a posição de Peter a partir do dia 1 ", disse o gerente da Bora-Hansgrohe, Ralph Denk. "Ninguém quer ciclistas para cair ou se machucar, mas o incidente em Vittel foi um acidente de corrida como pode acontecer no decurso de um sprint".

Foto: AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar