Últimas Notícias

Surto História: Steven Bradbury e a medalha de ouro mais inesperada da história

Steven Bradbury esteve envolvido desde jovem no projeto da solar Austrália ganhar uma medalha de ouro nos  Jogos de inverno. Na primeira chance de medalha, em Albertville-92, ele estava lá, aos 19 anos como reserva do revezamento australiano dos 5000m da patinação em velocidade. Campeão mundial no ano anterior, os australianos ficaram pela semifinal.




Mas Lillehammer-94, a primeira medalha da história da Austrália em jogos de inverno veio no mesmo revezamento, com Bradbury como titular. Nos 1000m, Bradbury era considerado um dos favoritos, mas na patinação em velocidade, um erro pode ser fatal e Steven o fez nas semifinais. Terminou em oitavo na prova. 

1994 foi um ano trágico para Bradbury já que em uma etapa da copa do mundo, ele foi atingido por outro patinador, e teve a coxa cortada pela lâmina desse patinador. Bradbury perdeu muito sangue, teve os quatro músculos da coxa rasgados, levando 111 pontos. ficou um ano e meio fora das pistas.

Já recuperado do acidente, Bradbury foi aos jogos de Nagano não teve sucesso tanto com o revezamento quanto individual, sofrendo com quedas que lhe custaram possíveis medalhas. Em 2000, mais um grave acidente: Em um treinamento, Steven sofre uma queda e fratura as vértebras C4 e C5. Médicos pedem para que Steven encerre a carreira, mas ele luta para se recuperar para os Jogos de Salt Lake city em 2002. Ele queria se redimir das quedas em 1994 e 1998 e corresponder toda confiança que foi depositada nos australianos nele.

Já em declínio aos 29 anos, Bradbury, lutaria com todas as forças para conquistar uma medalha nos 1000m, sua prova mais forte. E tudo ia bem até ele ter que ficar na mesma bateria das quartas de final ao lado de Apolo Ohno, o garoto sensação da patinação e Marc Gagnon, campeão mundial. Steven terminou em terceiro e seria eliminado, mas a sorte, que tinha lhe dado as costas em Lillehammer e Nagano, lhe sorriu quando Gagnon foi desclassificado e ele passou a semifinal.

Bradbury foi um tática diferente nas semifinais. Iria fazer uma corrida conservadora, não forçaria o seu ritmo e ficaria esperando alguma colisão entre os favoritos, que se 'matariam' pelas vagas da final. Ele era o segundo mais velho entre os oito semifinalistas e sabia que não conseguiria ter a explosão necessária para lutar por uma medalha. 

Em sua corrida semifinal, Bradbury estava no último lugar, bem fora do ritmo dos favoritos da medalha. No entanto, três dos outros concorrentes Kim Dong-sung da Coreia do Sul, o múltiplo medalhista olímpico Li Jiajun da China e Mathieu Turcotte, do Canadá, caíram, abrindo o caminho para o australiano ocupar o primeiro lugar e avançar até a final. A sorte tinha lhe sorrido mais uma vez.

Na final, Bradbury estava novamente bem fora do ritmo, em último lugar, já que estava cansado de disputar quatro provas no mesmo dia, quando os quatro de seus concorrentes (Ohno, Ahn Hyun-Soo , Li e Turcotte) caíram na última curva em uma disputa de tirar o o fôlego pela medalha de ouro. Isso permitiu que Steven, que estava a cerca de 15 metros atrás, acelerasse para levar uma das vitórias mais inesperadas da história; Bradbury ergueu os braços no alto com descrença e espanto nas circunstâncias improváveis ​​de sua vitória, em meio a 15 mil pessoas incrédulas em ver o favorito Apolo Ohno no chão e um desconhecido levar o ouro. Ele se tornou a primeira pessoa de qualquer país do hemisfério sul a ganhar uma medalha de ouro nos jogos de inverno.  Após um tenso período de atraso, os juízes confirmaram o resultado e não solicitaram uma nova corrida,o que queriam os quatro que caíram, confirmando a vitória de Bradbury. 

Após o feito, Bradbury disse em entre vista que "Obviamente, a sorte estava do meu lado. Eu não acho que estou levando a medalha pela corrida de um minuto e meio que eu fiz agora. Estou levando essa medalha pelos 10 anos de dificuldade que eu tive e pelo que eu me doei para este esporte."


Steven Bradbury o fez muito popular na Austrália, onde ele virou verbete: Quando você vence ou tem sucesso de uma maneira inesperada ou comum, você fez um Bradbury, ou 'Bradbured'.  Após os jogos de Salt Lake City , Steven se aposentou e em 2007, entrou para o Hall da fama do esporte australiano.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar