Últimas Notícias

Centro de Treinamento Paralímpico recebe o Campeonato das Américas de Golbol

Pouco mais de um ano após o encerramento dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, no qual conquistou a medalha de bronze na categoria masculina, o goalball brasileiro está prestes a iniciar a caminhada rumo às Paralimpíadas de Tóquio 2020. Para isso, as Seleções Brasileiras masculina e feminina partem em busca do título do Campeonato das Américas da modalidade. 

A competição será disputada entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, legado dos Jogos Rio 2016.

Anfitrião, o Brasil receberá as seleções da Argentina, Canadá, Costa Rica, México, Peru, Estados Unidos e Venezuela e a expectativa é de que a competição tenha a participação de 75 atletas, nas categorias feminina e masculina. No entanto, duas seleções só vão entrar na disputa para os homens, casos dos argentinos e venezuelanos.

Na última edição da competição, em Colorado Springs, nos Estados Unidos, o Brasil ficou com a prata na categoria feminina e o bronze no masculino. Agora, quatro anos depois, o pensamento é continuar no pódio, mas desta vez o objetivo é conseguir um lugar no degrau mais alto.

"Colocamos como meta a medalha de ouro. Esse foi o objetivo para este ano. Até pela posição que o Brasil se mantém. A gente sabe que esse Campeonato das Américas vai ser o mais difícil de todos os tempos. Eu acredito que Brasil, Estados Unidos e Canadá são os mais fortes, sem sombra de dúvidas. Porém, nossa grande diferença é o talento. A gente tem atletas extremamente talentosos e a nossa meta é sempre ganhar a medalha de ouro", projetou o técnico da seleção masculina, Alessandro Tosim.


Medalhistas paralímpicos
O Campeonato das Américas terá a presença de 11 medalhistas dos Jogos Rio 2016. Os Estados Unidos contam com seis atletas, três em cada categoria. Os homens bateram na trave e ficaram com a prata, enquanto as mulheres levaram a melhor sobre o Brasil na disputa do bronze.


O seleto grupo de medalhistas tem ainda cinco jogadores do goalball masculino brasileiro, formado por Alex Souza, José Roberto Oliveira, Josemarcio Sousa, Leomon Moreno e Romário Marques.


Fórmula de disputa
As oito seleções da categoria masculina foram dividas em dois grupos com quatro equipes cada. No Grupo A, o cabeça de chave é o Brasil, que terá a companhia de Argentina, Venezuela e Peru. A chave B foi composta por Estados Unidos, Canadá, Costa Rica e México.


As oito seleções têm vaga garantida nas quartas de final da competição. Sendo assim, os jogos da fase de grupos vão decidir os confrontos. Os vencedores avançam para as semifinais e os dois times que triunfarem decidem, no dia 3 de dezembro, o título da competição, Haverá ainda disputas para a definição do bronze, do 5º e do 7º lugares.

A corrida pelo título da categoria feminina tem seis seleções em grupo único, onde todas se enfrentam entre si. As quatro melhores se enfrentam nas semifinais (1º x 4º e 2º x 3º). Os vencedores fazem a partida que valerá o troféu de melhor das Américas.

Foto: CPB/Inovafoto



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar