Últimas Notícias

한국에 오신 것을 환영합니다 - Ragnarök Online

Por Juliana Trombini 

Atualmente, o jogo online mais famoso é League of Legends, conhecido popularmente como LOL. Canais esportivos, inclusive brasileiros, transmitem os campeonatos desse jogo. Mas muito antes de LOL, um outro jogo online foi a febre entre os jovens brasileiros. Desenvolvido na Coreia do Sul em 2002 pela empresa Gravity Corp. e chegando em nosso país apenas em 2004, Ragnarök Online é um MMORPG (RPG online) baseado no mangá coreano de mesmo nome, publicado entre 1988 e 2001.

Ragnarök foi o primeiro MMORPG traduzido para o português e rodado em servidores nacionais, no caso a LevelUp!, com servidores gratuitos e pagos, teve seu grande auge entre 2004 e 2008. Em 2006, a empresa de fast food Mc Donald's distribuiu cartões colecionáveis disponibilizando 7 dias gratuitos para quem adquirisse uma casquinha.

Como o nome sugere, a cultura nórdica é a principal influência neste jogo. Ragnarök se passa pelo continente chamado Midgard, que é dividido por três reinos, dentre eles, o da capital Prontera, onde o jogo começa de fato. Outros elementos importantes são bem explorados como os deuses, a árvore Yggdrasil, cidade dos mortos Nifflheim e a existência das Valquírias. Com o passar dos anos e com as atualizações, mais culturas foram adicionadas, como a egípcia, a oriental e até mesmo a brasileira.

Todos os jogadores começam na classe aprendiz e pode se desenvolver em outras classes, de acordo com sua vontade. Os personagens são totalmente customizados, com escolha de nome, cor e estilo de cabelo. É necessário realizar quests e atividades para ganhar nível e experiência, por meio do nível de base e nível de classe. Para subir de nível, o jogador deve adquiris EXP (pontos de experiência) que são adquiridos ao derrotar monstros. A partir do nível 10, é possível escolher uma classe 1 e a partir do 2, escolher a classe 2. No nível 99, é possível refazer todo o caminho para chegar às transclasses.

Veja a tabela abaixo para compreender melhor a divisão de classes:




Os monstros variam dos mais simples e fracos, como o famoso Poring, até os mais difíceis que precisam de grupos para conseguir derrotá-los. Estes são chamados de MVP, são os chefes de um determinado mapa. Os monstros derrubam itens que variam entre comum e super raros, com 0.03% de chances de aparecer. Cada item possui uma utilidade e podem ser vendidos no mercado para conseguir moedas dentro do jogo. Os personagens se interagem dentro dos servidores e constituem grupos e clãs e podem até lutar entre si (PvP - player versus player).

O principal evento do jogo é a Guerra do Emperium, conhecida também como War of Emperium e WoE. Ele ocorre semanalmente e apenas clãs com a habilidade "Autorização Oficial" podem participar e o objetivo é conquistar um ou mais 30 castelos do jogo.

Resumindo, Ragnarök segue todo o padrão de jogos de RPG com classes, equipamentos, atributos, níveis, personagens não jogáveis, chefes, grupos, clãs e batalhas. O que faz Ragnarök ser diferente dos demais é a mistura de diversas culturas em um jogo totalmente aberto, com diversas possibilidades. Isso fez com que mais de 25 milhões de pessoas ao redor do mundo jogassem nos servidores oficiais (estima-se que esse número pode chegar a 40 milhões somando aos servidores piratas).




Até os dias atuais, Ragnarök é visto em diversos lugares. Os eventos de games/cultura oriental sempre há cosplays de dos personagens. O jogo teve uma nova versão conhecida 2.0 que muda totalmente a dinânica do jogo e não foi bem aceita pelos fãs. Esse grande sucesso de jogo online,que atraiu pessoas de diversos gostos e culturas, teve sua origem na Coreia e segue como um dos grandes clássicos de MMORPG do mundo.

Fotos: Reprodução

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar