Últimas Notícias

Proposta de candidatura da canadense Hamilton para os Jogos da Comunidade Britânica de 2030 é rejeitada

A cidade de Hamilton sofreu a segunda derrota em sua tentativa de se candidatar a sede dos Jogos da Comunidade Britânica (Commonwealth Games) de 2030. O prefeito da cidade, Fred Eisenberger, queria que a cidade canadense recebesse o evento para marcar o centenário dos Jogos, que foi disputado pela primeira vez em 1930.

O Conselho da cidade já havia votado de forma contraria a candidatura por sete votos a seis, entretanto outra votação foi realizada porque Eisenberger estava fora por negócios. Na segunda votação a derrota da candidatura de Hamilton foi ainda pior, com 10 votos negativos e apenas 5 votos positivos. "É uma cesta de loucura até mesmo pensar em falar sobre isso", disse o conselheiro Sam Merulla em entrevista para a CBC.

Hamilton propôs enviar uma carta ao Commonwealth Games Canada para expressar um interesse não vinculativo na hospedagem do 100º aniversário dos Jogos da Comunidade Britânica. A cidade recebeu a primeira edição do evento em 1930, quando ainda se chamava Jogos do Império Britânico. "Você não pode descobrir novos oceanos se você nunca perder a vista da costa", disse Terry Whitehead, um dos Conselheiros que votaram a favor da candidatura da cidade.

Apesar dos esforços do governo local para levar os Jogos de 2030 para a cidade, existe uma forte oposição a essa ideia. Isso ocorro devido a problemas com o estádio Tim Horton Field, que foi construído a um custo de

Há oposição em Hamilton para concorrer aos Jogos da Commonwealth devido a problemas com Tim Hortons Field, construído a um custo de 119 milhões de dólares para a fase de grupos dos jogos de futebol durante os Jogos Pan-Americanos de 2015 que Toronto hospedou. Desde que o estádio foi aberto, ainda em 2014, existe uma série de questionamentos a respeito da qualidade da construção. A cidade acabou gastando cerca de 2 milhões de dólares com a manutenção do local desde então. Estão incluídos nos gastos reparos na segurança, substituição de telas de televisão danificadas pelas chuvas, melhora na ventilação do local, instalação de cervejarias e troca de pisos defeituosos, dentre outros.

Apesar da derrota da candidatura de Hamilton, existe uma linha cada vez mais crescente dentro da federação da Commonwealth de que o evento deverá ser mesmo sediado por alguma cidade canadense. O motivo seria o mesmo pelo qual Hamilton queria receber o evento, celebra o 100º aniversário dos Jogos no país em que abrigou a primeira edição.

O Canadá não sedia o evento desde a edição de 1994, na cidade de Victoria. A própria cidade de Victoria viu uma tentativa de sediar os Jogos de 2022 naufragar. Com a desistência de Durban, na África do Sul, em receber o evento de 2022 a cidade canadense se dispôs a receber a competição, mas no mês passado o governo da Columbia Britânica se recusou a apoiar financeiramente a realização.


Os Jogos de 2022 devem ser realizados em Birmingham, na Inglaterra, depois que o governo do Reino Unido escolheu a cidade como sua candidata antes de Liverpool.

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar