Mesmo antes da confirmação de Paris como sede dos jogos de 2024, várias confederações esportivas já fazem lobby para que o seu esporte esteja presente no programa olímpico. Com a confirmação de Paris como sede e a confirmação de que os 28 esportes do programa olímpico não sofrerão alteração, Paris apresentará sua lista de esportes para os jogos somente em 2019, com a escolha final sendo só em 2021 e como a França deverá incluir no seu programa esportes que sejam populares na França e/ou tenham franceses entre os favoritos, alguns já saem como favoritos para entrar nessa lista.
Desde 2014, o COI decidiu dar mais flexibilidade às cidades anfitriãs para determinar os esportes em competição. Além dos 28 esportes já presentes, a partir de 2020 permitir outros esportes podem ser incluídos, desde que o número de atletas em contenção não passe de 10.500. Surfe, Skate, Escalada esportiva, Beisebol/Softbol e Caratê, que estarão nos jogos de Tóquio 2020, não tem lugar garantido para Paris e novos esportes podem aparecer no lugar.
A Bocha é um deles. a federação internacional busca colocar no programa olímpico três modalidades da Bocha: a Petanca, a Bocha Lyonesa e a Raffa. Para justificar sua presença, o comitê de apoio afirma que tem mais de 200 milhões de profissionais em 165 países e fez um vídeo sobre a candidatura do esporte(veja Abaixo) . Squash e Bilhar (ou Sinuca) também buscam um lugar nos jogos de 2024, mas sem tanto favoritismo assim, por serem considerados esportes pouco atrativos para o público jovem, que o COI quer atrair para os Jogos olímpicos.
O Esqui aquático também quer lugar em Paris 2024. O esporte já esteve nas olimpíadas como esporte de demonstração em Munique 1972, mas desde então não conseguiu entrar no programa olímpico. Boliche pretende lutar por entrada, assim como a corrida de patins em velocidade. Os chamados E-sports, também visam sua entrada, mas esbarram em problemas como a sua pluralidade - Qual jogo seria considerado olímpico - e falta de confederações internacionais que regulem o esporte. Até 2021, muitos esportes aparecerão no comitê de Paris 2024 para conseguir a tão sonhada entrada no programa olímpico.
Foto: montagem sobre fotos da Reuters e de divulgação
Foto: montagem sobre fotos da Reuters e de divulgação
0 Comentários