Últimas Notícias

Após temporada perfeita, Petrucio Ferreira revela seu novo objetivo: Ser o paralímpico mais rápido do mundo

Uma das atrações brasileiras do Desafio Mano a Mano, que será disputado nesse final de semana no Jockey Club, no Rio de Janeiro, o atleta paralímpico Petrucio Ferreira se mostrou bem empolgado em participar do evento pela primeira vez, já que sua categoria T47 agora faz parte do evento. Em entrevista exclusiva para o Surto Olímpico, Petrucio falou de suas primeiras impressões da pista:


"Achei muito legal o evento, o espaço onde montaram a pista. A vista daqui é muito legal e espero que domingo esteja bastante cheio, o que vai dar uma empolgação maior para qualquer atleta para termos boas provas." Explicou Petrucio.

Sobre o astro principal do evento, o americano Justin Gatlin, Petrucio se mostrou fã: O Gatlin é um cara bastante inspirador. Um cara que tem uma história bem legal no atletismo. foi campeão em 2004, mas depois que apareceu o Bolt, ele sempre ficou atrás dele e apesar da idade avançada, o Gatlin nunca desistiu, ele queria ser campeão, vencer o Bolt e conseguiu em 2017."

Outro detalhe interessante na vida de Petrucio é que será a primeira vez que ele competirá no Rio de Janeiro após ele 'surgir' para o mundo nos jogos Paralímpicos. "Um ano depois dos jogos do Rio, estar aqui competindo novamente me deixa mais motivado ainda. O Rio de Janeiro foi palco da minha primeira grande competição, um sonho que se tornou realidade. Eu pude representar meu país em casa, diante da torcida."

O ano de 2017 foi tão bom- ou até melhor - do que 2016,com título mundial e nova quebra de recorde mundial,  mas Petrucio prefere resumir o ano de forma humilde e revela uma frustração de não ter disputado o mundial de 2015: "Eu apenas fiz o meu dever de casa. Eu treinei bastante para esse mundial para compensar a frustração que tive em 2015, quando eu me machuquei faltando três dias para o mundial daquele ano. Eu sabia que poderia dar a volta por cima e queria chegar bem no mundial de 2017. Cheguei preparado para dar o meu melhor e eu consegui bons resultados." 

Já para 2018, o ano de Petrucio será de acertos na sua corrida para chegar no seu melhor em 2020: "Vou me reunir com meu treinador e toda minha equipe, pois vai ser um ano que vamos fazer várias mudanças. Vou tentar corrigir as partes que eu mais erro na prova. A largada,por exemplo, que ainda não largo bem, vou trabalhar bastante nisso." admitiu.

Petrucio também revelou um objetivo que antes não fazia diferença para ele: Ser o paralímpico mais rápido do mundo. Atualmente que detém essa marca é o irlandês Jason Smyth, da categoria T13 (para atletas deficientes visuais): "Antes não era, mas hoje passou a ser um objetivo ser o paralímpico mais rápido do mundo. A Marca do Jason é de 10s46. Eu tô ali com 10s53. Apesar de ser só alguns milésimos de segundo atrás será trabalhoso tirar essa diferença."

Sobre ter alguma marca específica como meta, Petrúcio no início desconversou: "A gente vai ver ao longo do ciclo. Como eu disse, temos muitas coisas a se acertar e a melhorar até lá. Uma meta fixa, eu não posso dizer, porque eu posso falar uma marca e depois não fazer esse tempo." Mas depois de insistir um pouquinho, ele revelou o sonho de fazer um tempo: "Mas eu já disse a meu treinador, se eu correr um dia 10s30 eu vou ser o cara mais feliz do mundo! (risos)"

Encerrando o papo, Petrucio falou sobre os seus dois adversários no Mano a mano, o brasileiro Yohansson Ferreira e o polonês Michal Derus: "Tenho relação bem legal com os adversários, principalmente com o Yohansson. Eu vi que o polonês está bem focado, ele veio pronto para dar o melhor dele e vencer aqui no Rio , assim como eu vim pronto para dar o seu melhor. E eu não quero perder essa corrida e nem primeiro lugar do ranking mundial!" finalizou.


fotos: Daniel Zappe/MPIX/ CPB e Marcos Antônio/Surto olímpico


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar