Últimas Notícias

Seleção juvenil de Ginástica Artística utiliza estrutura do CT do Time Brasil

O Centro de Treinamento de Ginástica Artística do Time Brasil, localizado na área de aquecimento da Arena da Barra (atual Jeunesse Arena), no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, viveu uma semana de casa cheia e muitas caras novas. Um camping de treinamento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) reuniu 21 atletas das seleções masculina e feminina da categoria juvenil no mais moderno centro de treinamento da modalidade do país. 

A nova geração da ginástica artística brasileira usufruiu da melhor estrutura para treinamento durante a estadia no Rio de Janeiro. Atletas dos principais clubes de ginástica do país concentraram-se no mesmo local para a fase final de preparação para os Jogos Sul-americanos da Juventude, em Santiago, e o Campeonato Sul-americano, em Buenos Aires.

“O principal objetivo do camping é preparar esses jovens atletas para as duas competições internacionais que estão por vir. Depois, dar experiência para as seleções futuras e mostrar para os mais novos como funciona o esquema de seleção. É importante trazê-los para cá para trabalhar em conjunto no nosso centro de treinamento. Ter essa estrutura aqui no Rio de Janeiro nos dá a possibilidade de fazer também uma capacitação dos treinadores”, observou Marcos Goto, coordenador técnico da CBG, que também falou sobre a renovação da ginástica no país.

“Se queremos uma seleção adulta melhor, temos que começar por eles (juvenis). Vamos canalizar neles o que queremos para a seleção adulta no futuro. Por exemplo, normas de conduta, como treinar, aquecer. Com isso, fazemos com que levem esse sistema para os seus clubes também. Estamos preparando as novas gerações”, destacou Goto, treinador de Arthur Zanetti nas suas duas medalhas olímpicas.

O CT de ginástica artística conta com estrutura completa para o treinamento e recuperação física dos atletas e integra, junto com o Parque Aquático Maria Lenk, o conjunto de instalações administradas pelo COB no Parque Olímpico da Barra. Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, o local serviu como área de aquecimento para os competidores e desde maio de 2017 foi reaberto pelo COB para abrigar regularmente os treinamentos das seleções brasileiras. Na próxima semana, o CT, montado pelo COB em 2015, receberá os principais atletas do país para as avaliações visando as competições do segundo semestre, entre elas o Campeonato Mundial, em outubro, em Montreal, no Canadá.

“Os treinos deste camping estão muito fortes e muito bons porque podemos conhecer muito mais os outros atletas. Está sendo bom para todo mundo. Estou me sentindo muito importante por ter a oportunidade de treinar aqui neste ginásio, com todos esses aparelhos de padrão olímpico. Mesmo quando me sinto cansado, dá vontade de treinar mais”, afirmou o jovem Diogo Brajão Neves, de 15 anos, que se prepara para a disputa dos Jogos Sul-americanos da Juventude no final de setembro, em Santiago, Chile.

“Eu já tinha treinado aqui neste centro de treinamento e ele nos ajuda muito a fazer novos elementos para colocar nas séries, pois tem excelentes equipamentos. Treinar aqui me motiva bastante. Alguns dos meus ídolos se aqueceram aqui para os Jogos Olímpicos. Isso me deixa com mais vontade de treinar”, vibrou Fabiane Brito, de 15 anos, fã da americana Simone Biles e da russa Aliaá Mustafina.
Durante os treinamentos, os juvenis tiveram a valiosa oportunidade de trocar experiências com atletas da seleção adulta, como Daniele Hypolito, Rebeca Andrade e Thaís Fidelix.

“É super importante as juvenis já começarem a ter uma noção do centro de treinamento que temos, dos treinamentos em conjunto com a seleção. Fazendo esse tipo de camping a partir de agora teremos uma evolução muito maior do nosso esporte”, comentou Daniele Hypolito, uma das atletas que treina no local desde sua inauguração. “É muito bom ver esse CT cheio de gente. E com essa safra boa de juvenis crescendo, fica melhor ainda. A gente fica com a sensação de que realmente a ginástica vai ter um crescimento muito grande e uma renovação muito boa também”, completou Daniele, que já participou de cinco Jogos Olímpicos.

Foto: Divulgação/Daniel Varsano


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar