Últimas Notícias

Vice do COI afirma que Tóquio 2020 atrairá jovens e oferecerá igualdade de gênero


O vice-presidente do COI, John Coates, diz que a adição de novos esportes nas Olimpíadas de Tóquio 2020 atrairá jovens e criará igualdade de gênero sem aumentar os custos. Em um esforço para dar aos jogos um apelo mais jovem e urbano, o COI adicionou o ciclo de basquetebol 3x3 e o ciclismo BMX Freestyle ao programa de Tóquio para um aumento líquido de 15 medalhas de ouro em um programa de eventos com um total de 321 medalhas de ouro.

"Tóquio 2020 proporcionará uma experiência única aos atletas e adeptos de todas as idades", afirmou Coates na sexta-feira (30) após ter concluído uma avaliação de três dias para os preparativos de Tóquio. O australiano dirige a comissão de coordenação do COI para os jogos de 2020.

Haverá oito equipes em cada torneio masculino e feminino no formato do basquete 3x3, que foi apresentado nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2010 em Cingapura.

"Recentemente, adicionamos 15 eventos ao programa olímpico", disse Coates. "São eventos que oferecem uma maior igualdade de gênero e mais um foco urbano e juvenil".

A cota total de atletas para 28 esportes será de 10.616 atletas em Tóquio. O COI espera que as mulheres sejam responsáveis ​​por 48,8 por cento dos atletas em Tóquio. Um total de 285 vagas para atletas foram cortados dos Jogos do Rio de Janeiro em 2016, com o atletismo perdendo 105 vagas.

"Adicionamos 15 eventos, mas reduzimos o número de participantes por 285 atletas e não haverá novos locais necessários para esses eventos", disse Coates.

Em agosto passado, o COI decidiu incluir esportes como escalada, skate, surf, beisebol e softbol e caratê no programa de Tóquio.

Durante sua visita, Coates visitou a Vila Olímpica, o Centro Aquático e o Estádio Nacional.

"O novo Estádio Nacional está realmente saindo do chão, está no orçamento e cumprirá o horário e a data de conclusão de novembro de 2019, que é tão importante para nós", disse Coates.

Os organizadores do COI e Tóquio estão ansiosos para usar os jogos como símbolo da recuperação do desastre de 2011 na região nordeste do Japão.

Na sexta-feira, Coates confirmou que os primeiros jogos de beisebol e softbol envolvendo o Japão serão jogados em Fukushima. Onde comunidades inteiras foram deslocadas após as fusões na central nuclear de Fukushima Dai-Ichi, a 240 quilômetros a 150 quilômetros ao norte de Tóquio, após um terremoto.

Após os jogos de abertura para o país anfitrião, o restante dos torneios de beisebol e softbol será disputado no Estádio Yokohama perto de Tóquio.

Foto: AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar