Últimas Notícias

Segundo presidente da WADA, Rússia está progredindo, mas ainda precisa admitir seu passado de doping


Craig Reedie, presidente da Agência Mundial Antidoping (WADA), disse à Reuters nesta quinta-feira (27) que a Rússia fez progressos em sua luta contra o doping, mas ainda precisa admitir que teve um problema antes de ser declarada completamente compatível.

A RUSADA (Agênica Russa Antidoping) está descredenciada pela WADA desde novembro de 2015, mas agora pode retomar os testes, sob a supervisão de especialistas designados internacionalmente e da Agência Antidoping do Reino Unido (UKAD), após atender às condições estabelecidas pelo órgão antidoping global.

"Há progressos do nosso ponto de vista. Então haverá um exercício de testes muito maior e mais forte na Rússia, agora que há mais pessoas para fazê-lo. Um dos problemas que tínhamos era que simplesmente não havia capacidade suficiente na Rússia para fazer todas as verificações que queríamos. Não há testadores independentes suficientes na Rússia ", disse Reedie.

Reedie, que também é membro do Comitê Olímpico Internacional, disse que ainda havia um elemento crucial que precisava ser cumprido antes que os times russos pudessem mais uma vez competir no atletismo ou nos Jogos Paralímpicos. Tanto a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) quanto o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) ainda consideram a Rússia como não conforme.

"Uma das condições para uma renovada conformidade é, na verdade, uma admissão de que havia um problema e, espero, alguma declaração de arrependimento. E essa é uma condição que é aplicada pela IAAF, pelo Comitê Paralímpico Internacional, bem como pela WADA. Então, as autoridades russas estão cientes disso e nós os encorajamos a fazer algo sobre isso e espero que eles o façam o mais rápido possível para que possamos seguir em frente", disse Reedie.

O presidente russo, Vladimir Putin, negou em dezembro do ano passado a existência de um programa de doping patrocinado pelo estado, ou que o governo já havia apoiado o doping de seus atletas. Ele disse, no entanto, que a Rússia, como qualquer outro país, teve problemas com o doping.

"Se isso é uma admissão, então é uma admissão. Outras pessoas não considerariam isso como uma admissão suficientemente completa. Não creio que haja muita dúvida em nossas mentes de que eles sabem o que tem que fazer e aguardamos sua resposta com interesse", disse Reedie.

Um total de 19 atletas russos foram aprovados pela IAAF para competir sob uma bandeira neutra no Campeonato Mundial de atletismo do próximo mês em Londres, depois de demonstrar que eles estão operando dentro de um sistema de teste eficaz.

Foto: Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar