Ao que tudo indica, já temos definidas as sedes dos jogos de 2024 e 2028. Em entrevista ao site buzzfeed, o prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, disse que os moradores da cidade deverão esperar mais quatro anos para sediar os Jogos olímpicos. "É provável que em 2024 não aconteça" explicou Garcetti.
O COI estava ansioso para bloquear ambas as cidades como anfitriões, no entanto, e Garcetti disse que o órgão governante está tornando a data posterior "Financeiramente tão atraente, seria estúpido não escolher 2028." Embora um anúncio final do COI seja em setembro, o prefeito disse que "A oferta está quase concluída. Nós ganhamos."
Paris foi sede das Olimpíadas em 1924, então o fato de que poderia comemorar o centésimo aniversário ao hospedar novamente deu um cartão forte para jogar no processo de licitação. A cidade tentou em três rodadas anteriores de licitação para vencer os Jogos, e o presidente francês, Emmanuel Macron, estava em Lausanne, na Suíça, como foi Garcetti, onde o COI fez o recente anúncio de sua sede. "Perdemos três vezes, não queremos perder um quarto", disse Macron a AP. "Estou aqui para transmitir a mensagem de que existe uma forte unidade para apoiar esta candidatura".
Enquanto isso, Los Angeles hospedou as Olimpíadas em 1984 (também hospedou em 1932), e esses Jogos foram conhecidos pela adesão de seus organizadores a controles de custos rigorosos. Desde então, as Olimpíadas voltaram a se associar com o excesso de custos e as instalações redundantes, e Boston, que era o líder da frente dos EUA em 2024, abandonou a licitação após uma campanha de oposição de base.
Garcetti, no entanto, terá que apresentar detalhes de um plano de 2028 e obter o apoio do conselho da cidade para assinar sobre ele."O prefeito Garcetti não acredita que esperar mais quatro anos aumentaria nosso perfil de risco", disse um porta-voz do prefeito ao Los Angeles Times . "Se hospedamos em 2024 ou 2028, nosso plano de baixo risco permanece o mesmo - usando a infra-estrutura existente e controlando os custos".
foto: Robert Hradil/ Getty Images
0 Comentários