Kosuke Kitajima acredita que a final dos 200 metros peito masculino será uma das maiores competições para assistir nas Olimpíadas de Tóquio se o britânico Adam Peaty decidir disputar a categoria, forçando um desafio contra dois nadadores japoneses.
O mestre do peito, Kitajima, garantiu o legado do Japão na categoria quando ele ganhou o ouro nos 100m e 200m nas Olimpíadas de Atenas 2004 e Pequim 2008.
Kitajima, de 34 anos, se aposentou depois de não se qualificar para o Rio, mas esteve presente na sexta-feira (28) em Budapeste, enquanto os compatriotas Yasuhiro Koseki e Ippei Watanabe conquistaram as medalhas de prata e bronze, respectivamente, nos 200m peito no Campeonato Mundial. O ouro ficou com o russo Anton Chupkov.
"Uma vez que eu deixei a natação e os dois meninos japoneses surgiram e se saíram bem, isso foi uma fonte de orgulho para mim. É a primeira vez que eles medalham em uma competição internacional e isso é ótimo para a confiança deles. Isso me deixa incrivelmente feliz", disse Kitajima à Reuters.
Com suas perspectivas dos 200m peito melhoradas em Budapeste, a dupla japonesa agora pode enfrentar um dos melhores talentos da natação nos Jogos de Tóquio 2020.
Peaty foi ouro nos 50m e 100m peito em Budapeste e insinuou que começaria a se concentrar seriamente nos 200m durante este ciclo olímpico, dizendo que estava pronto para "se ramificar".
"O objetivo a longo prazo é Tóquio", disse ele à mídia britânica. "Não quero pôr em perigo qualquer coisa, mas eu não acho que será muito difícil e não terei que mudar minha formação".
A ramificação poderia começar em dezembro, quando o britânico de 22 anos provavelmente competiria nas provas dos Jogos da Commonwealth.
"Quando eu vi Adam fazer os 50m e 100m, foi incrível. Se ele nadar no 200m, então é algo que os fãs japoneses podem aguardar. Não acho que tenhamos chance nos 100, mas talvez no 200. Definitivamente será uma das maiores competições a assistir", acrescentou Kitajuma.
Watanabe, que possui o recorde mundial de 200m peito, sublinhou a importância simbólica do evento depois de ganhar o bronze de Budapeste.
"Suponho ser um grande ponto forte de natação japonesa. Eu não medalhei no Rio e eu sinto a necessidade de medalhar agora. Eu quero ser o Adam Peaty dos 200 peito", disse o jovem de 20 anos à Reuters.
Foto: FINA
0 Comentários