Está sendo realizado neste fim de semana o Grand Prix de Judô na cidade de Cancún (MEX), com a participação de 188 atletas de 36 países, incluindo a participação de 17 brasileiros. Nesta sexta-feira (16) foi realizado o 1° dia de competições, em que os brasileiros foram os grandes destaques, chegando em 3 finais, com 1 ouro e 2 pratas conquistadas.
Feminino:
Na categoria até 48 kg, tivemos o 1° ouro brasileiro no Grand Prix com Gabriele Chibana. Ela estreou vencendo a britânica Kimberley Renicks, por ippon. Na semifinal, derrotou a húngara Eva Csernoviczki, por punição sofrida pela húngara no golden score. E na decisão, venceu a mexicana Edna Carrillo, com um waza-ari no golden score.
Outra brasileira que participou desta categoria foi Larissa Pimenta, de apenas 18 anos, que disputou sua 1ª competição pela seleção principal. Na estreia, venceu a americana Summer Truong, com um waza-ari, mas foi derrotada logo em seguida pela mexicana Edna Carrillo, também por um waza-ari. Na repescagem, ela venceu a eslovena Marusa Stangar, por waza-ari, mas na decisão do bronze, foi derrotada pela húngara Eva Csernoviczki, por ippon, ficando assim na 5ª colocação.
Na categoria até 52 kg, Sarah Menezes conquistou a medalha de prata. Na estreia ela venceu a croata Tena Sikic, por waza-ari. Na semifinal, venceu a italiana Odette Giuffrida, vice-campeão olímpica nos Jogos do Rio, tabmém por waza-ari. Mas na final, foi derrotada pela mexicana Luz Olvera, após sofrer 3 punições, a última delas no golden score.
Na categoria até 57 kg, sem a presença brasileira, o ouro ficou com a americana Marti Malloy já que a adversária da final, a panamenha Miryam Roper, se lesionou na semifinal, não podendo lutar na decisão.
Masculino:
Na categoria até 60 kg, o brasileiro Phelipe Pelim conquistou a medalha de prata. Na estreia, venceu o hondurenho Omar Batis, por ippon. Em seguida, derrotou o belga Jorre Verstraeten, por waza-ari. Na semifinal, venceu o britânico Ashley Mckenzie, também por waza-ari, mas na final foi derrotado pelo espanhol Francisco Garrigos, por ippom.
Na categoria até 66 kg, que não teve presença brasileira, o ouro ficou com o israelense Tal Flicker, que derrotou na final o espanhol Alberto Gaitero Martin, por ippon por imobilização.
Neste sábado (17) será realizado o 2° dia de competições, com a disputa das categorias até 63 kg e até 70 kg entre as mulheres e as categorias até 73 kg e até 81 kg entre os homens, com a presença dos brasileiros Alex Pombo, Marcelo Contini, Vinicius Panini, Victor Penalber, Ketleyn Quadros, Bárbara Timo e Amanda Oliveira.
Foto: IJF
0 Comentários