A Copa Davis e a Fed Cup estão planejando unir forças em uma Copa do Mundo de Tênis. A partir de 2018, as finais dos torneios de equipes nacionais masculinas e femininas seriam reunidas em um mesmo local, como esforço para aumentar o perfil das competições. Nos três primeiros anos, o evento seria realizado em Genebra (SUI), segundo informado pela Federação Internaciona de Tênis (ITF) nesta quarta-feira (28).
"A mudança é necessária para garantir que maximizemos o potencial total dessas competições emblemáticas e históricas", afirmou o presidente da ITF, David Haggerty, em um comunicado.
As mudanças ainda precisam ser aprovadas na reunião geral anual da federação em agosto no Vietnã. A partir de novembro de 2018, as finais da Copa Davis e da Fed Cup seriam realizadas em quadras duras e cobertas em Palexpo, que tem capacidade para mais de 18 mil espectadores.
Genebra venceu outras cinco ofertas pelo direito de ser o primeiro anfitrião. As outras cidades em disputa foram Copenhague, Miami, Istambul, Turim e Wuhan, na China.
A ITF disse que escolheu o local anfitrião com antecedência em um esforço para seguir o modelo bem sucedido usado pelo Super Bowl e final da Liga dos Campeões.
"Ao fornecer Genebra com um ano completo para organizar e promover o evento, será capaz de maximizar totalmente o potencial da concorrência, elevando o local e os padrões de hospedagem para um nível consistente de Grand Slam e oferecendo a melhor atleta e experiência de fãs", disse Haggerty.
Para as primeiras rodadas, a ITF disse que o formato tradicional continuaria.
A ITF vem trabalhando para reformular a Copa Davis e a Fed Cup neste ano. Já propôs que os jogos da Copa Davis fossem em melhor de três sets em vez de cinco sets que vem sendo jogados até então.
A nova Copa do Mundo de Tênis também pode incluir as semifinais do Fed Cup, juntamente com as finais, permitindo que a ITF expanda o grupo principal da competição para 16 equipes. O grupo principal da Copa Davis já tem 16 equipas.
Foto: AP
0 Comentários