Sem comandante desde a saída de Morten Soubak, em dezembro do ano passado, a seleção feminina de handebol será treinada pelo espanhol Jorge Dueñas, até os jogos de Tóquio 2020, segundo informações do site 'globoesporte.com'. Ele se apresenta em agosto, mas já acompanha o Torneio Quatro Nações nesta semana. Experiente, Dueñas tem no currículo a medalha de bronze em Londres 2012, dirigindo a Espanha.
Dueñas e a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) negociavam desde o início do ano. Atualmente, Jorge é técnico da seleção júnior da Espanha, onde tem compromissos até 6 de agosto. Mesmo assim, o comandante desembarca no Brasil até sexta-feira, em São Paulo, onde acompanhará das arquibancadas o Torneio Quatro Nações, preparatório da seleção feminina para o Pan-Americano de handebol, que vale vaga no Mundial de dezembro, na Alemanha.
Dueñas, de 54 anos, assumirá oficialmente após o Pan-Americano, que será disputado de 18 a 25 de junho, na Argetina, quando assina contrato. Três seleções das Américas garantem um lugar no Mundial. O técnico é velho conhecedor do handebol brasileiro. Como dirigiu a seleção da Espanha por uma década, fez diversos jogos decisivos contra as meninas da atual geração. Além disso, a Espanha foi a porta de entrada de grande parte do grupo que ainda compõe o time nacional.
No Pan-americano em Buenos Aires, o Brasil será dirigido por Sérgio Graciano, interino que continuará na comissão técnica de Dueñas.
foto: Getty Images
0 Comentários