Últimas Notícias

CBJ convoca 18 judocas para a disputa do Mundial de Judô 2017

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) convocou nesta quinta-feira, 29, os atletas que integrarão a seleção brasileira no Campeonato Mundial de Judô, que acontecerá no período de 28 de agosto a 03 de setembro em Budapeste (HUN).

Foram selecionados 18 judocas – 9 no feminino e 9 no masculino – para a competição individual, além de outros três para compor o time brasileiro na disputa inédita por equipes mistas. Entre os destaques estão a campeã olímpica Rafaela Silva e os medalhistas do Rio 2016 Rafael Moura e Mayra Aguiar.

Outro destaque é a ausência de Sarah Menezes, que subiu para a categoria 52kg após os Jogos Rio 2016. Na sua categoria vai Erika Miranda.

“O Mundial é o nosso maior foco neste primeiro ano do ciclo olímpico Tóquio 2020 e estamos preparados para chegar bem a esta competição. Para isso, convocamos os nove melhores judocas brasileiros no Ranking Mundial da IJF, tanto no feminino, quanto no masculino”, explicou Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da CBJ. 

A seleção feminina terá duas estreantes e sete atletas que já participaram de Mundiais e Jogos Olímpicos. Stefannie Arissa Koyama (48kg) e Samanta Soares (78kg) lutarão uma competição deste nível pela primeira vez ao lado das experientes Érika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg). 

A formação masculina também será composta por novatos em Mundiais, como Phelipe Pelim (60kg) e Eduardo Yudi Santos (81kg), e atletas mais “rodados”, como Eric Takabatake (60kg), Charles Chibana (66kg), Marcelo Contini (73kg), Victor Penalber (81kg), Luciano Corrêa, que volta a seleção após ficar de fora dos Jogos olímpicos do Rio de Janeiro (100kg), David Moura (+100kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg). 

Para as provas por equipes foram convocados: 73kg – Eduardo Katsuhiro Barbosa; 90kg – Eduardo Bettoni e +78kg – Beatriz Souza

A fase final de preparação já começa nesta quinta-feira, 29, com o embarque da seleção feminina para treinamento de campo internacional em Castelldefels, na Espanha, onde ficarão até o próximo dia 07. Já a seleção masculina treinará em Houlgate, na França, de 17 a 27 de julho.

A equipe completa se concentrará de 06 a 12 de agosto em Pindamonhangaba para mais um período de treinos e, no dia 19, começarão as saídas para a aclimatação em Paris, antes de embarcarem para a Hungria.

FIJ testará competição por equipes mistas pela primeira vez 
Além desses atletas, a CBJ convocou outros três judocas para compor o time brasileiro na inédita disputa por equipes mistas. Eduardo Katsuhiro Barbosa (73kg), Eduardo Bettoni (90kg) e Beatriz Souza (+78kg) foram os escolhidos para competir apenas no evento por equipes. 

Será a primeira vez que este tipo de competição acontecerá em um evento oficial da Federação Internacional de Judô. Nela, cada time será formado por seis judocas nos pesos 57kg, 70kg, +70kg, 73kg, 90kg e +90kg, mesmo modelo aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional para os Jogos de Tóquio 2020.    

Foto: AFP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar