O prefeito de Sapporo, Katsuhiro Akimoto, disse que sua cidade está pronta para sediar seu segundo Jogos de Inverno, desde que possa evitar os problemas que têm atormentado Tóquio na preparação para os Jogos Olímpicos de Verão de 2020.
Ng Ser Miang, de Cingapura, membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), disse à Kyodo News em 19 de fevereiro que três Jogos de Inverno diretos na Ásia não deveriam ser um problema, já que a Europa hospedava quase todos.
Já o presidente do Conselho Olímpico Asiático (OCA), o Sheik Ahmad Al-Fahad Al-Sabah, disse que o potencial sucesso de uma candidatura dependeria das propostas que outras cidades apresentassem para sediar o evento.
De todo modo, a posição do prefeito em uma candidatura permanece cautelosa. Ele disse acreditar que o equilíbrio continental seria um fator que pesa contra as chances de sua cidade.
Mas desde que o COI ainda não pediu lances, falar de Sapporo 2026 até agora é apenas falar, dizsse Akimoto.
"O COI não publicou seu cronograma de licitações para 2026. Uma vez publicado, o Comitê Olímpico Japonês (JOC) terá que decidir se o Japão licitará, e então pedirá candidatos", complementou Akimoto. "Nesse ponto, vamos levantar a mão. Em novembro passado, nós apresentamos um plano inicial para hospedar 2026 ao JOC, mas não foi mais longe desde então. "
Na semana passada, Sapporo hospedou os Jogos Asiáticos de Inverno pela terceira vez, e no geral, foi um sucesso, trazendo mais atletas, treinadores e oficiais do que por exemplo os Jogos Olímpicos de 1972, em Munique.
Foto: Divulgação
0 Comentários