Últimas Notícias

Petição pede para que o nome de Taiwan seja usado em Tóquio 2020

Uma petição foi lançada por um grupo de japoneses e taiwaneses em uma tentativa de permitir que o nome de Taiwan seja utilizado nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

O país é referido como Taipé Chinês em todas as edições de Jogos Olímpicos e não é permitido nem sua bandeira e nem seu hino no evento.

Os termos foram feitos no final dos anos 70,depois que a China se recusou a deixá-los de participar de forma independente nos Jogos de 76 em Montreal.

Taiwan, oficialmente República da China (ROC), boicotou Montreal 1976 e Moscou quatro anos depois por não ser autorizado a utilizar o nome ROC.

Aqueles que estão por trás da petição esperam que isso possa mudar para permitir que Taiwan participe como sua própria nação que já reuniu inclusive apoio entre os membros do movimento Taiwan 2020 de Tóquio,que se reuniram recentemente em uma convenção na capital japonesa para debaterem a questão,enquanto os partidos políticos também apoiam.

Uma das principais figuras da petição, Satoru Mizushima, afirmou que já havia "algumas mil" assinaturas recolhidas.

Eles esperam alcançar o audacioso objetivo de um milhão de assinaturas antes do documento ser entregue ao Comitê Olímpico Japonês e ao governo metropolitano.

O corpo governante para o esporte olímpico no país é chamado o Comitê Olímpico de Taipei Chinês, no entanto.

"Taiwan é simplesmente Taiwan, e a China é a China, um país igualmente importante", disse Wataru Fujihira, que assinou a petição, à NTD.

"Qualquer um, seja ele um high-schooler ou um adulto, deve pensar que é absurdo que o nome Taipe Chinês está sendo usado."

Taiwan tem seu próprio governo mas a China vê isso como uma parte separatista de seu país.

Taipe Chinês disputou sua primeira Olimpíada em 1984 nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sarajevo(Antiga Iugoslávia e atual Bósnia-Hezergovina).

O nome veio depois que o COI aprovou a "Resolução de Nagoya",forçando assim Taiwan a usar o nome Taipé Chinês e proibindo o país a usar sua própria bandeira e o hino nacional.

Taipe Chinês conseguiu três medalhas na Rio 2016,a levantadora de peso Hsu Shu-ching conseguiu o único ouro da "nação" na categoria até 53 quilos.

Foto:Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar