Pesquisa aponta que dois terços da parte francesa da Suíça aprovam candidatura de Sion para receber os Jogos de 2026 - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Pesquisa aponta que dois terços da parte francesa da Suíça aprovam candidatura de Sion para receber os Jogos de 2026

Compartilhe
Quase dois terços dos entrevistados em toda a parte francesa da Suíça dizem apoiar a ideia da cidade de Sion sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2026.

Uma pesquisa na internet conduzida pela MIS Trend para a revista L'Illustré de 9 a 13 de março,revelou que 66,2% dos entrevistados apoiam uma possível edição Olímpica na região,enquanto apenas 22% se opõem.Os resultados em sete cantões são consistentes e mesmo considerando a pior margem de erro,mostram apoio acima dos 50 por cento.

A pesquisa mostrou que o maior apoio vem dos jovens (71,6 por cento).Os homens com 72 por cento são mais favoráveis que as mulheres 61 por cento.

Os resultados são significativos pois o projeto de Sion se prepara para uma aprovação das autoridades dos esportes suíços em 11 de abril antes de um pedido oficial ao COI esperado para o próximo ano.Um referendo completo será necessário para apoiar a campanha e provavelmente será realizado em 2018.

Sion anteriormente se candidatou para 1976,2002 e 2006 mas não obteve exito.A Suíça foi por duas vezes sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em St.Moritz 1928 e 1948.

No mês passado a candidatura suíça de Davos foi forçada a abandonar a corrida depois de quase 60% votar contra o projeto em um referendo.Esses resultados são mais consistentes com um impulso geral recente em toda a Europa para sediar as Olimpíadas.

Para 2022 as candidaturas de Cracóvia,Munique e Davos perderam os referendo e retiraram suas candidaturas,para 2024 Hamburgo e Budapeste também retiraram suas candidaturas.

Na terça,uma pesquisa foi divulgada no Canadá mostrando que cerca de 61% apoiam a candidatura de Calgary para os Jogos de 2026.Os resultados da votação será acolhido pelo COI que está lutando contra um nível de desconfiança do público sobre a perspectiva de sediar os Jogos Olímpicos.O excesso de gastos,o legado e a corrupção de Sochi 2014 e Rio 2016 alimentaram o clima geral que dizimou o número de candidatos disponíveis nas duas corridas anteriores.

Para os Jogos Olímpicos de 2024, somente Los Angeles e Paris continuam na corrida pela vaga - e o COI está considerando conceder a ambas as cidades os próximos dois Jogos ao invés de arriscar um campo de candidatos escassos para 2028.

Mas o interesse pelos Jogos de 2026 está aumentando,se Sion receber o sim das autoridades suíças,poderia enfrentar uma dura concorrência junto com Calgary. Innsbruck,Saporro,uma cidade sueca,Erzurum e Almaty estão a tentar investir em campanhas.

O COI deverá eleger a cidade sede em 2019.

Foto:Wikipédia
Sion, Switzerland could bid to host the 2026 Olympic Winter Games (Wikipedia photo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário