Budapeste pode decidir na próxima semana se deve ou não retirar sua candidatura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024, de acordo com declarações do prefeito da capital húngara Istvan Tarlos na sexta-feira (17), depois que um movimento político local denominado Momentum reuniu assinaturas suficientes para forçar um referendo sobre o assunto na tentativa impedir a cidade de sediar o evento.
Se o primeiro-ministro Viktor Orban e o Comitê Olímpico Húngaro apoiarem uma retirada, Tarlos apresentará uma moção nesse sentido ao Conselho Municipal na quarta-feira (22), segundo o site de notícias local index.hu.
Orban e Tarlos se reuniriam para tomar uma decisão na quinta-feira (23) após o governo e as assembleias da cidade terem discutido a situação no dia anterior, de acordo com informações da agência nacional de notícias MTI.
O Escritório Eleitoral de Budapeste deve agora decidir se foram reunidas suficientes assinaturas válidas - 10% dos aproximadamente 1,4 milhões de eleitores de Budapeste - para convocar um referendo.
A possibilidade das Olimpíadas de 2024 acontecerem em Budapeste tem se tornado cada vez mais impopular entre os húngaros de acordo com uma pesquisa de opinião recente. Se a cidade se retirar, apenas Paris e Los Angeles estariam ainda na corrida.
Foto: REUTERS/Laszlo Balogh
0 Comentários