Últimas Notícias

Prefeita de Tóquio ainda está preocupada com aumento do orçamento para Tóquio 2020

Em entrevista à Agence France-Presse, a prefeita de Tóquio Yuriko Koike admitiu que ainda não tinha uma "cifra final de quanto custaria" os Jogos de 2020 .

Koike admitiu que o orçamento pode eventualmente crescer até quatro vezes a estimativa inicial.

No ano passado, um grupo de trabalho comissionado por Koike recomendou a mudança de remo, natação e voleibol para locais diferentes, em uma tentativa de cortar custos depois que eles deram um aviso de que a figura pode subir para ¥ 3 trilhões.

A governadora, eleita em agosto, realizou um giro após a pressão dos organizadores e das Federações Internacionais e concordou em manter os três esportes em seus locais planejados na capital japonesa.

Um centro aquático alternativo e um local de remo e canoagem a 400 quilômetros de distância em Tome, na província de Miyagi, foram rejeitados em favor de versões reduzidas de planos existentes para novos estádios - o Estádio Olímpico Aquático e o Curso de Floresta Marinha respectivamente.

Koike também decidiu usar a Ariake Arena para voleibol em vez da Yokohama Arena existente.

"Ainda não temos uma cifra final de quanto vai custar", disse Koike à AFP.

"Isso é uma pergunta para eles".

"Em suma, é uma questão de liderança e boa gestão."

Koike também rejeitou qualquer sugestão de que as posições divergentes sobre os locais entre Tóquio 2020 e as autoridades da cidade e do governo haviam causado atritos entre as partes interessadas, insistindo em "todos estão cooperando".

A cifra de 3 trilhões de ienes despertou a preocupação de altos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), incluindo o vice-presidente e presidente da Comissão de Coordenação de Tóquio 2020, John Coates.

O australiano disse que o orçamento sugerido para os Jogos no capital japonês arriscou dar a futuras cidades candidatas olímpicas a "impressão errada".

"Em um ponto, o local da Sea Forest [remo] custaria US $ 1,1 bilhão, mas temos mais do que reduzido para metade", disse Koike.

"Tóquio está construindo seis locais e fizemos reduções significativas nos custos".

"Não é sustentável gastar grandes somas de dinheiro nos Jogos Olímpicos".

"Tóquio será um caso de teste para o COI."

As discussões em torno do orçamento de Tóquio 2020 têm sido proeminentes nos últimos meses e têm sido um obstáculo fundamental para as autoridades.

No mês passado, foi revelado que cerca de ¥ 48,3 bilhões de financiamento do Governo Metropolitano foi destinado para os Jogos.

O montante, divulgado no primeiro orçamento da autoridade da cidade sob Koike, representa uma redução de 27 por cento na figura do ano passado.

Representa a sua proporção de um total partilhado entre Tóquio 2020 e o Governo Central acordado no final de 2016, embora a natureza exata do saldo não tenha sido revelada.

De acordo com a agência japonesa Kyodo News, a discrepância da figura do ano passado é pensado para se relacionar em grande parte com o corte de despesas para a compra do site da Aldeia dos Atletas.

Foto:Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar