Um novo documentário exibido pelo canal alemão ARD revelou imagens que mostram treinadores que foram suspenso do esporte atuando em nível profissional na Rússia.
As imagens foram obtidas com auxílio do atleta Andrey Dmitriev, que se dispôs a ajudar nas investigações pois não estava vendo nenhuma mudança no esporte russo mesmo com todas as denúncias existentes.
As gravações foram feitas em 12 de janeiro e mostram Vladimir Kazarin, um dos treinadores que foram suspensos, trabalhando normalmente durante uma sessão de treinamentos do corredor Artem Denmukhametov em um ginásio na cidade de Chelyabinsk. Dmitriev também alega ter visto Kazarin em um local de treinamentos no último mês de novembro no Quirguistão.
"Dizem que estamos mudando, mas as pessoas ainda estão lá. Para mim isso é hipocrisia, estão mentindo, não há nenhuma mudança", declarou Dmitriev à ARD.
Vladimir Kazarin é ex-treinador de Yuliya Stepanova, uma das delatoras do escândalo de doping no país que hoje vive nos Estados Unidos após ter fugido da Rússia por medo de sofrer retaliações por ter fornecido provas que mais tarde levaram o país a ser suspendo de inúmeras competições internacionais.
Outra atleta que já foi treinada por Kazarin é Mariya Savinova, campeã dos 800m em Londres-2012 e que foi acusada por outros competidores de ter se dopado antes da prova.
Dmitriev forneceu nomes de outros treinadores que segundo ele "não são capazes de trabalhar sem o auxílio do doping".
As revelações vem pouco antes da força-tarefa da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) se pronunciar novamente sobre a situação russa. A Federação local (RusAF) busca ser readmitida como filiada à IAAF, mas frente essas novas denúncias pode ter que esperar mais um pouco.
Em resposta, a RusAF anunciou que irá apurar as denúncias e tomar as medidas cabíveis no caso de elas se confirmarem. A Agência Mundial Antidoping (WADA), por meio do investigador Günter Younger afirmou à ARD que irá buscar meios de proteger a integridade de Dmitriev.
Foto: EPA/Kerim Okten
0 Comentários