Jaqueline Mourão revela ter sofrido discriminação etária em centro de treinamento no Canadá - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Jaqueline Mourão revela ter sofrido discriminação etária em centro de treinamento no Canadá

Compartilhe
A atleta Jaqueline Mourão fez um desabafo nas redes sociais no dia de seu aniversário de 41 anos na última terça-feira (27). Jaqueline, que é a única brasileira a ter disputado Jogos olímpicos de inverno e de verão, afirmou ter sofrido discriminação no centro de treinamento onde se preparava para buscar uma vaga para os jogos de Inverno em Pyeongchang no esqui cross country. Ela não poderia mais treinar no local por causa de sua idade, considerada avançada para o esporte.

"Em abril/2016 recebi uma ligação do técnico de um centro nacional de treinamento canadense falando que eu era uma madame e, por isso, eu não poderia fazer mais parte do centro de treinamento. No início pensei que era uma brincadeira, pois tinha tido a melhor temporada da minha vida e meu nível de performance estava bem parecido com o das outras integrantes, mas ao repetir três vezes que eu era uma madame, a ficha caiu... fiquei me perguntando se havia feito algo errado, alguma conduta anti esportiva ou algo parecido...Não, foi simplesmente a minha idade" explicou Jaqueline

Jaqueline continuou o desabafo revelando que existe preconceito entre treinadores sobre atletas com idade avançada: "Durante minha carreira, eu vi vários atletas desistirem devido a uma má conduta ética dos treinadores."

Apesar de não poder treinar mais nesse local, Jaqueline explica ter conseguido se recuperar do baque e continuar sua preparação para 2018: "No início, eu senti bastante, voltei a treinar sozinha, sentia-me isolada como estrangeira, como atleta e como pessoa. Mas pude contar com o apoio de amigos próximos e da minha família que me ajudaram a levantar a cabeça e encontrar outras opções para continuar. Este desafio foi doído, por ter sido realmente uma situação de puro preconceito, mas encontrei novas pessoas, ajuda de novos parceiros e já conquistamos excelentes resultados novamente."

Jaqueline Mourão busca a classificação para sua quarta olimpíada de inverno. Ela esteve em Turim 2006, Vancouver 2010, disputando as provas de esqui cross country e em Sochi 2014, ela disputou o biatlo. confira abaixo o depoimento na íntegra da atleta.





foto: AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário