Últimas Notícias

Novos indícios de suborno são encontradas na disputa pela sede do Mundial de Atletismo de 2017

O fundo de investimento catari QSI investiu cerca de 2,5 milhões de euros numa sociedade de marketing esportivo dirigida pelo filho do ex-presidente da (Federação Internacional de Atletismo (IAAF) para conseguir os Mundiais de Atletismo de 2017, revelou na sexta-feira (18) o jornal 'Le Monde'.

A notícia do diário francês, diz que Papa Massata Diack, filho de Lamine Diack, presidente da IAAF entre 1999 e 2015, é sustentada por documentos, principalmente os comprovantes de duas transferências no valor total próximo dos 2,5 milhões de euros.
Este montante foi transferido pela Oryx Qatar Sports Investments (QSI) para a sociedade Pamodzi Sports Consulting, dirigida por Papa Massata Diack, em duas tranches: a primeira a 13 de outubro, e a segunda a 07 de novembro de 2011. 

Semanas antes, em 5 de setembro, a cidade de Doha anunciou a sua candidatura para receber os Mundiais de Atletismo de 2017. Quatro dias depois da segunda transferência, Londres, que tinha entrada na corrida depois da capital do Qatar, acabou por garantir a organização do evento.

Em 2013, o Qatar conseguiu obter a organização dos Mundiais de 2019, superando Eugene (USA) e Barcelona (ESP), comprometendo-se a investir 32 milhões de euros em patrocínios e direitos televisivos. 

Consultor da IAAF até 2014, Papa Massata Diack é suspeito de ser um dos elementos centrais do sistema de corrupção instalado no topo da Federação para encobrir os casos de doping no atletismo russo em troca de dinheiro. 

Em janeiro, a Interpol emitiu um mandado de captura para Papa Massata Diack. O senegalês é procurado na França "por suborno, lavagem de dinheiro e acusações de corrupção", num processo em que o pai, que saiu da presidência da IAAF antes de ser acusado pela justiça francesa, também está envolvido. 

Contactados pelo 'Le Monde', tanto o ex-consultor da IAAF, como o QSI recusaram-se a comentar as acusações.

Foto: Reuters
Informações de: Diário Record


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar