Últimas Notícias

Crise do doping: 104 atletas já foram pegos nas reanálises de testes antidoping

Testes antidoping realizados de acordo com as novas tecnologias disponíveis já flagraram mais de uma centena de atletas que disputaram os Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e Londres-2012. Levantamento divulgado pelo blog The Least Thing diz que mais de 80% dos casos reportados pertencem à países que antigamente formavam a União Soviética, com a Rússia liderando a lista tendo 33 atletas flagrados, praticamente um terço dos 104 casos

De acordo com os relatórios divulgados dois esportes concentram os casos: 49 são referentes ao Atletismo e 47 ao Levantamento de Peso. A Luta Olímpica registrou cinco casos, enquanto o Ciclismo teve dois atletas pegos e a Natação, um.

Os testes deram positivos para o uso de 14 substâncias. Alguns dos atletas tiveram sanções aplicadas referentes ao uso de duas ou mais substâncias. Entre os 104 atletas foram evidenciadas 136 violações, sendo que em 64 casos a substância detectada foi o Turinabol, um esteroide criado na década de 60 na então Alemanha Oriental que propicia o ganho de peso aliado a um significativo aumento da força.

Do número total de atletas flagrados, 52, ou seja, metade, eram medalhistas. 14 medalhas de ouro, 18 de prata e 20 de bronze foram retiradas dos atletas. O país que mais sofreu redução no número de premiações foi a Rússia, que teve 19 medalhas retiradas. O Cazaquistão vem na segunda posição com nove medalhas perdidas, incluindo os dois ouros do herói local, o halterofilista Ilya Ilyin. Completam a lista Belarus (-6); Ucrânia (-5); China (-3); Armênia, Moldávia e Turquia, que perderam duas medalhas cada; e Azerbaijão, Cuba, Grécia e Uzbequistão, que perderam uma medalha cada.

Foto: Oli Scarff/Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar