Após suspensão de halterofilistas por doping, Jaqueline Ferreira herda quinto lugar nos jogos de Londres - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Após suspensão de halterofilistas por doping, Jaqueline Ferreira herda quinto lugar nos jogos de Londres

Compartilhe
Se doze atletas acordaram tristes na última terça (22) sabendo que tiveram resultados anulados em retestes de doping dos jogos de Londres, uma outra atleta ficou muito feliz nesse dia. A halterofilista Jaqueline Ferreira, que tinha ficado em oitavo na categoria até 75 Kg nos jogos de Londres,  foi informada que herdou a quinta colocação. As levantadoras desclassificadas foram a bielorrussa Iryna Kulesha (bronze), a russa Nataliya Zabolotnaya (prata) e a cazaque Svetlana Podobedova (ouro), que já havia sido flagrada em um outro reteste. 

Com 230kg levantados (102kg de arranco e 128kg de arremesso), Jaqueline havia encerrado a sua participação nos Jogos Olímpicos de Londres na oitava colocação. Ao ser alçada ao quinto lugar, a carioca igualou os feitos de Rosane Reis (até 53kg) e Fernando Reis (acima de 105kg) em agosto deste ano. Os dois levantadores terminaram a Rio 2016 na quinta colocação em suas respectivas categorias, melhores participações do levantamento de peso brasileiro na história dos Jogos.

"Para um esporte tão desvalorizado e pequeno no Brasil,  um quinto lugar em uma Olimpíada é um excelente resultado, ainda mais na época, pois eu não tinha patrocínio nenhum, sobrevivia apenas com a ajuda de custo da Confederação e do Ministério do Esporte. Só os meus companheiros de equipe e meu treinador Dragos Stanica sabem a dificuldade que foi chegar lá, em meio a uma instabilidade da Confederação na época, a qual chegou a demitir o meu treinador por questões pessoais do antigo presidente. Pois bem, vencemos tudo isso, e hoje podemos comemorar mais uma vez esse resultado maravilhoso" postou Jaqueline em uma rede social.

Medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, Jaqueline Ferreira não teve uma boa participação na Rio 2016, confirmando uma temporada marcada por lesões e muita irregularidade nas competições. Na final da categoria até 75kg, no Pavilhão 2 do Riocentro, ela falhou nas três tentativas de levantar 103kg no arranco e acabou desclassificada, terminando em último. 


foto: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário