Olimpíadas x Paralimpíadas: Sete coisas que você precisa saber - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Olimpíadas x Paralimpíadas: Sete coisas que você precisa saber

Compartilhe
Apesar de terem nomes parecidos, são várias as diferenças entre as Olimpíadas e as Paralimpíadas. Mas quais são as principais discrepâncias entre os dois jogos? Veja a seguir sete coisas que você precisa saber sobre eles:



  1. Símbolos. Os icônicos anéis entrelaçados das Olimpíadas não têm lugar nas Paralimpíadas. Em vez disso, o evento é representado pelos Agitos, três riscos em vermelho, verde e azul que representam o lema de "espírito em movimento".
  2. Histórico. A primeira Olimpíada moderna aconteceu em 1896, em Atenas. Já a estreia das Paralimpíadas foi só em 1960, em Roma. Mesmo assim nem sempre eles foram realizados juntos. Isso só ocorreu a partir de Seoul, em 1988.  
  3. Organização. Os eventos têm organizações diferentes. O Comitê Olímpico Internacional (COI) e Comitê Paralímpico Internacional (CPI) são entidades separadas, mas trabalham juntas por meio de acordos de cooperação. 
  4. Audiência. Enquanto os Jogos Paraolímpicos do Rio chegaram a 2 milhões de ingressos vendidos, as Olimpíadas 2016 venderam 6,1 milhões de tíquetes, além de atrair uma audiência global de mais de 3 bilhões de telespectadores e movimentar milhões em sites de aposta online.
  5. Classificação. Nas Paralimpíadas, um corredor cego não vai competir contra um com paralisia cerebral - mas pode haver uma pessoa com paralisia cerebral competindo contra alguém com crescimento restrito, o que talvez pareça uma escolha menos óbvia. A fim de serem classificados, os atletas têm que passar por rigorosos testes de função e movimento.
  6. Modalidades. Os jogos têm esportes parecidos, mas diversos. Além das diferentes classificações, há também a adição de próteses, cadeiras de rodas e guias humanos. Há dois esportes que são exclusivos dos Jogos Paralímpicos: goalball e bocha. 
  7. Idade. Quem não está acostumado com os Jogos Paraolímpicos pode estranhar um pouco o fato de haver diversos atletas que são um pouco mais velhos do que se costuma esperar de desportistas. Não existe um limite de idade para participar. 


Confira outras diferenças entre os eventos, bem como informações gerais e curiosidades sobre os Jogos Rio 2016 no infográfico abaixo:


Imagens: Fernando Frazão/Agência Brasil e reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário