Últimas Notícias

Símbolo Paralímpico: Agitos


Os atuais símbolos dos Jogos Paralímpicos, os Agitos são em três cores: azul, vermelho e verde, que circulam um único ponto em um campo branco. O agito (que significa Me movimento em latim) é o simbolo do movimento em uma crescente assimétrica, criada pela agência de publicidade Scholz & Friends e aprovada pelo IPC em Abril de 2003.



As cores dos agitos, no fundo branco, representam as cores mais utilizadas nas bandeiras de todos os países do mundo. Os três agitos circulam um ponto central, para enfatizar o papel do IPC (Comitê Paralímpico Internacional) tem de juntar atletas de todos os cantos do mundo e fazê-los competir. A forma também simboliza a visão paralímpica de "Permitir que atletas Paralímpicos alcancem a excelência no esporte para inspirar o mundo".

Apesar de ter sido criado em 2003, não houve tempo para os "Agitos" serem utilizados nas Paralimpiadas de 2004. Apenas na passagem da bandeira de Atenas para Pequim, é que o simbolo recém criado apareceu pela primeira vez nas Paralimpiadas.


SÍMBOLOS PARALIMPICOS ANTERIORES

Antes dos Agitos, dois símbolos paralimpicos foram utilizados. O primeiro, utilizado entre 1988 e 1994 era composto de cinco Tae-Geuks, que originavam-se do simbolo antigo do Tai-Chi. A partir de 1994, utilizou-se o segundo simbolo, composto apenas por três Tae-Geuks. Ele fez sua estreia apenas na Paralimpiada de Atlanta, em 1996 e utilizado pela última vez na Paralimpiada de Atenas, em 2004.

Primeiro símbolo paralímpico usado entre 1988 e 1994
Segundo símbolo paralímpico usado entre 1996 e 2004
                            

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar