Últimas Notícias

Guia Rio 2016: Badminton


O Riocentro mais uma vez será a casa do Badminton em uma grande competição. Em 2007, nos Jogos Pan-Americanos, o local já havia recebido o esporte que combina velocidade e agilidade para devolver a peteca a mais de 300 km/h de velocidade.

Os atletas do leste asiático chegam como favoritos em todos os eventos, vindos da China, Indonésia, Índia, Malásia e Japão, por exemplo; a Europa - leia-se Dinamarca e Grã-Bretanha - luta para quebrar a hegemonia oriental no Rio.

Pela primeira vez na história olímpica, o Brasil enviará representantes no esporte: os cariocas Ygor Coelho e Lohaynny Vicente, frutos do projeto social Miratus, na Favela da Chacrinha, no bairro de Jacarepaguá, que já ensinou os primeiros passos do badminton a centenas de crianças da localidade.

Simples masculino
Data de disputa: 11/08 a 20/08
Competidores: 41 de 37 países
Favoritos ao ouro:  Lee Chong Wei |  Chen Long |  Lin Dan
Candidatos a medalha:  Viktor Axelsen |  Jan O. Jorgensen |  Tommy Sugiarto
 Brasileiro: Ygor Coelho

Ganhar ou ganhar. É o momento do malaio Lee Chong Wei parar de ficar na rede e finalmente conquistar seu sonhado ouro olímpico, após duas pratas consecutivas, em 2008 e 2012. Chong Wei também já foi três vezes vice-campeão mundial, mas o que faz o atleta ser o principal do mundo são seus diversos títulos no circuito masculino (43 taças, 4 deles no Super Series Premier - o equivalente aos Grand Slams do tênis - em 14 anos de carreira).

Os atletas da China são novamente seus principais adversários na busca pelo ouro. O atual campeão olímpico Lin Dan é um deles. O atleta andou fora do Top-5 do simples masculino por algum tempo até o meio deste ano, quando voltou ao topo com três títulos, com destaque para os troféus dos abertos da China e o All-England.

Quem escalou o ranking e se tornou o melhor da China foi Chen Long, que conquistou o bicampeonato do mundo no ciclo rumo ao Rio. Long foi o número 1 do mundo até maio, quando o malaio Chong Wei o ultrapassou após ser eliminado cedo em torneios como a Thomas Cup, um dos principais do circuito de badminton.

Lee Chong Wei vai para sua quarta Olimpíada em busca da única medalha que lhe falta
Da Dinamarca, dois atletas que podem atrapalhar a festa asiática no Rio, Viktor Axelsen e Jan O. Jorgensen. Axelsen bateu Jorgensen em maio pelo título europeu, e ainda é novo em relação aos adversários, com seus 22 anos. Jorgensen se apresentou em praticamente todos os torneios que jogou, mas ficou sem conquistar nenhum título, deixando-o em 5º no ranking mundial.

No páreo por medalhas, também está o indonésio Tommy Sugiarto, presença constante nos pódios dos principais torneios de badminton, entre eles, o bronze no Mundial de 2014. Recentemente, ajudou a Indonésia a conquistar o vice-campeonato da Thomas Cup 2016 (torneio de nações do Badminton, aos moldes da Copa Davis de Tênis).

O brasileiro Ygor Coelho caiu em uma chave que dá esperanças para os torcedores de que o atleta possa avançar à fase seguinte. Além do alemão Marc Zwiebler - número 13 do mundo - está na chave o irlandês Scott Evans, número 72 do mundo, atrás do brasileiro, que é o 66º do ranking mundial. Jogar em casa é o trunfo de Ygor,  um dos debutantes do badminton brasileiro em Olimpíadas.

Simples feminino
Data de disputa: 11/08 a 19/08
Competidoras: 40 de 35 países
Favoritas ao ouro:  Carolina Marín |  Li Xuerui |  Wang Yihan
Candidatas a medalha:  Ratchanok Intanon |  Saina Nehwal
 Brasileira: Lohaynny Vicente

Promessa dos torneios de base, a espanhola Carolina Marín surpreendeu ao vencer o título mundial de 2014. Consolidada, ela manteve a forma e venceu mais uma vez, em 2015, colocando a atleta de vez na primeira colocação do ranking mundial. Além disso, conquistou dois títulos europeus e em torneios como o All England e o Aberto da Malásia, os mais importantes do circuito.

Li Xuerui é a atual campeã olímpica do simples feminino. Sua principal temporada desde o ouro em Londres foi a de 2014, com um vice-campeonato mundial e quatro vitórias em cinco torneios do Super Series Premier. Em 2016, a atual número 3 do mundo conquistou dois títulos de Grand Prix. A outra chinesa do torneio é Wang Yihan, prata em Londres 2012, três vezes campeã asiática - o último título, inclusive, sobre Xuerui, sendo esse o único título da atleta na temporada 2016.

De surpresa a realidade: Carolina Marin busca sua primeira medalha olímpica após bicampeonato mundial
A tailandesa Ratchanok Intanon foi a campeã mundial mais jovem do torneio feminino em 2013, com apenas 18 anos. De lá pra cá, seus principais títulos foram o asiático em 2015, batendo na final Li Xuerui e dois torneios do Super Series, os abertos da Indonésia e da Malásia, que colocam a atleta no grupo de fortes candidatas a medalha.

Vale mencionar também a indiana Saina Nehwal, que enfrentará na primeira fase a brasileira Lohaynny Vicente. Nehwal é a atual vice-campeã do mundo e coleciona alguns dos principais títulos do circuito mundial recentemente, o que a coloca no balaio de favoritas a medalha. Da Índia também vem outra atleta bem rankeada e que pode surpreender na corrida pela medalha, P. V. Sindhu, 9ª do ranking mundial, e que foi a primeira indiana a alcançar a final do Mundial de badminton, em 2014.

Lohaynny Vicente (66ª do mundo), única brasileira no badminton feminino, terá de contar com muita sorte para avançar em seu grupo. A jogadora terá em seu grupo Saina Nehwal (5ª do mundo) e a ucraniana Marija Ulitina, número 61 do mundo.

Duplas masculinas
Data de disputa: 11/08 a 19/08
Duplas: 16 de 14 países
Favoritos ao ouro:  Lee Yong-Dae/Yoo Yeon-Seong |  Mohammed Ahsan/Hendra Setiawan
Candidatos a medalha:  Fu Haifeng/Zhang Nan |  Mattias Boe/Carsten Mogensen |  Kim Gi-Jung/Kim Sa-Ran
 Brasileiros: Não tem

Nas duplas masculinas, duas duplas sul-coreanas estão classificadas e entram como candidatos ao título: Lee Yong-Dae e Yoo Yeon-Seong; e Kim Gi-Jung e Kim Sa-Rang. A primeira dupla terá a participação do campeão olímpico de duplas mistas em Pequim 2008 e seu novo parceiro após o bronze nas duplas masculinas em 2012. Yong-Dae e Yeon-Seong conquistaram na temporada o aberto da Indonésia, um dos principais torneios da temporada; Gi-Jung e Sa-Rang não ficaram atrás, conquistando o aberto da Malásia. Essa dupla se formou em 2013 e entre os principais resultados, conquistaram pódios em campeonatos asiáticos.

Outra dupla de alto nível com chances de ouro é formada pelos indonésios Mohammed Ahsan e Hendra Setiawan, que juntos somam cinco títulos mundiais. Setiawan já foi campeão olímpico - em 2008 nas duplas masculinas, com Markis Kido. Ao se juntarem em 2013, conquistaram dois títulos mundiais, um título asiático e os Jogos Asiáticos de 2014.

Ahsan e Setiawan buscam mais uma medalha para o currículo da dupla
No páreo também está a dupla chinesa formada por Fu Haifeng e Zhang Nan, formada por dois campeões olímpicos - Haifeng nas duplas masculinas e Nan na mista, em 2012. O principal título da dupla na temporada foi o aberto de Cingapura, no Super Series.

E completando a lista, a dupla dinamarquesa prata em Londres 2012, formada por Mattias Boe e Carsten Mogensen. Boe ajudou a Dinamarca a conquistar o título da Thomas Cup, mesmo sem o parceiro, que passava por momentos difíceis: Mogensen sofreu um aneurisma cerebral no início do ano, e precisou passar por uma cirurgia, que foi um sucesso. Na temporada, conquistaram juntos um aberto dos Estados Unidos, há quase um mês.

Duplas femininas
Data de disputa: 11/08 a 18/08
Duplas: 16 de 14 países
Favoritas ao ouro:  Misaki Matsutomo/Ayaka Takahashi |  Yu Yang/Tang Yuanting
Candidatas a medalha:  Kamilla Rytter Juhl/Christina Pedersen |  Jung Kyung-Eun/Shin Seung-Chan |  Nitya Krishinda Maheswari/Greysia Polii
 Brasileiras: Não tem

A dupla japonesa formada por Misaki Matsutomo e Ayaka Takahashi despontou nesta temporada com seis títulos em sete competições disputadas, entre eles três torneios Super Series e o campeonato asiático. Além disso, ajudaram o Japão a conquistar duas medalhas em torneios por equipes, a Uber Cup e o campeonato asiático.

A China também estará na competição com favoritas ao título, uma dupla que mescla a experiência de quem já foi campeã olímpica com uma atleta que já está fazendo seu nome no circuito de duplas femininas. A campeã olímpica em questão é Yu Yang, vitoriosa em Pequim 2008; e a atleta que vai para sua primeira olimpíada é Tang Yuanting. Na temporada, o principal título foi o aberto da Malásia, além de dois vice-campeonatos no All-England Open e o aberto da Indonésia.

Japonesas Matsumoto e Takahashi conquistaram seis títulos na temporada e são favoritas ao título
Bronze em 2014 e prata em 2015 no Mundial, a dupla formada por Kamilla Rytter Juhl e Christina Pedersen, da Dinamarca, também possui chances de conseguir medalhar na Olimpíada. Na temporada, o principal título da dupla foi o campeonato europeu.

Depois de um bom tempo jogando ao lado de Kim Ha-Na, a sul-coreana Jung Kyung-Eun vem disputando torneios com a jovem Shin Seung-Chan. Juntas, conquistaram o título da Uber Cup (o torneio similar à Fed Cup do tênis). Juntas também conquistaram uma etapa do Grand Prix e um vice no Super Series Premier, o aberto da Malásia.

E a dupla indonésia formada por Nitya Krishinda Maheswari e Greysia Polii, que vem de um bronze no Mundial passado e o ouro na última edição dos Jogos Asiáticos. Na temporada, a dupla teve o Aberto da Austrália (da Super Series) como principal título.

Duplas mistas
Data de disputa: 11/08 a 17/08
Duplas: 16 de 14 países
Favoritos ao ouro:  Zhang Nan/Zhao Yunlei |  Joachim Fischer Nielsen/Christinna Pedersen
Candidatos a medalha:  Ko Sung-Hyun/Kim Ha-Na |  Xu Chen/Ma Jin |  Chris Adcock/Gabrielle Adcock |  Liliyana Natsir/Tontowi Ahmad
 Brasileiros: Não tem

Na disputa das duplas mistas, olho na dupla chinesa formada por Zhang Nan e Zhao Yunlei, dois atletas com bastante bagagem nos torneios de duplas. Juntos, já conquistaram o título olímpico - Zhao ainda conquistou título nas duplas femininas em 2012. Atualmente estão no primeiro lugar do ranking mundial das duplas mistas.

Em segundo lugar no ranking mundial, os sul-coreanos Ko Sung-Hyun e Kim Ha-Na, que terão a primeira grande experiência juntos em dupla mista. Na temporada, conquistaram os Abertos da Alemanha e de Cingapura.

Campeões olímpicos, Zhang Nan e Zhao Yunlei sonham em repetir a dose no Rio de Janeiro
Bronze em Londres 2012, os dinamarqueses Joachim Fischer Nielsen e Christinna Pedersen conquistaram títulos europeus como dupla e por equipes nesta temporada, além de chegarem às finais de alguns torneios importantes do circuito. O grupo em que caíram é considerado "da morte", pois além deles, duas outras duplas possuem condições de medalhar no Rio, caso avancem: os chineses Xu Chen e Ma Jin, medalhistas de prata em Londres 2012 e os britânicos Chris Adcock e Gabrielle Adcock, irmãos que conseguiram surpreender faturando o título do Super Series Finals, sobre os sul-coreanos Sung-Hyun e Ha-Na.

E outra dupla no páreo em um grupo mais tranquilo, formada pelos indonésios Liliyana Natsir e Tontowi Ahmad, medalhistas de prata em Pequim 2008, tricampeões mundiais e bicampeões asiáticos.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar