Foto: DCEA |
Com o objetivo de conhecer as ações de planejamento para os Jogos
Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, representantes da Secretaria de
Aviação Civil visitaram nesta semana a Sala Master de Comando e
Controle, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio
de Janeiro..
A Sala Master reunirá, em sistema de plantão 24 horas, do
dia 20 de julho a 24 de setembro, órgãos governamentais e entidades do
setor aéreo para coordenar as demandas de tráfego aéreo durante o
período do evento.
O coordenador do Comitê Técnico de Operações (CTOE) da Comissão
Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), Thiago Meirelles, e o
chefe de Serviço do CTOE, Marcus Pires, assistiram ao treinamento do
Sistema de Gestão de Voos Olímpicos e Paralímpicos. O software funciona
no auxílio à tomada de decisão, permitindo visualizar tudo o que está
acontecendo nos Jogos Olímpicos. Possibilita, por exemplo, que o CGNA
selecione uma determinada aeronave e acompanhe todo o voo, em tempo
real.
Thiago Meirelles destacou a importância da integração de toda
operação na Sala Master, a exemplo do que ocorreu na Copa do Mundo FIFA
2014. “A participação e a integração de todos os órgãos envolvidos em um
único local tem sido um fator primordial de sucesso das operações
aéreas durante esses grandes eventos”, avaliou.
Segundo o Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do
Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Brigadeiro do Ar Luiz
Ricardo de Souza Nascimento, a ferramenta permite a integração de todas
as informações coletadas e a ampla divulgação dos dados gerados pela
equipe do CGNA aos participantes da Sala Master.
“É importante que todos tenham a noção da informação correta, de como
ela será processada no sistema que foi criado, visando total eficiência
no controle dos voos durante as Olimpíadas e Paralimpíadas”, esclarece o
Brigadeiro Luiz Ricardo, que será o coordenador da Sala Master.
O exercício foi simulado a partir de cenários fictícios com base na
Copa do Mundo de 2014, onde os militares envolvidos puderam praticar e
definir quais as medidas que deveriam ser tomadas para realizar o
gerenciamento do tráfego aéreo durante o evento. “Durante o treinamento
foi simulado a interação de todos os órgãos envolvidos desde o
lançamento da intenção de voo de um órgão de segurança pública até a
aprovação da chegada de um chefe de Estado ao evento”, afirma o Chefe da
Divisão Técnica do CGNA, Major Aviador Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante
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