Últimas Notícias

Secretaria de Aviação Civil acompanha treinamento na sala master para os Jogos Olímpicos

Foto: DCEA

Com o objetivo de conhecer as ações de planejamento para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, representantes da Secretaria de Aviação Civil visitaram nesta semana a Sala Master de Comando e Controle, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio de Janeiro..

A Sala Master reunirá, em sistema de plantão 24 horas, do dia 20 de julho a 24 de setembro, órgãos governamentais e entidades do setor aéreo para coordenar as demandas de tráfego aéreo durante o período do evento.

O coordenador do Comitê Técnico de Operações (CTOE) da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), Thiago Meirelles, e o chefe de Serviço do CTOE, Marcus Pires, assistiram ao treinamento do Sistema de Gestão de Voos Olímpicos e Paralímpicos. O software funciona no auxílio à tomada de decisão, permitindo visualizar tudo o que está acontecendo nos Jogos Olímpicos. Possibilita, por exemplo, que o CGNA selecione uma determinada aeronave e acompanhe todo o voo, em tempo real.

Thiago Meirelles destacou a importância da integração de toda operação na Sala Master, a exemplo do que ocorreu na Copa do Mundo FIFA 2014. “A participação e a integração de todos os órgãos envolvidos em um único local tem sido um fator primordial de sucesso das operações aéreas durante esses grandes eventos”, avaliou.

Segundo o Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento, a ferramenta permite a integração de todas as informações coletadas e a ampla divulgação dos dados gerados pela equipe do CGNA aos participantes da Sala Master.

“É importante que todos tenham a noção da informação correta, de como ela será processada no sistema que foi criado, visando total eficiência no controle dos voos durante as Olimpíadas e Paralimpíadas”, esclarece o Brigadeiro Luiz Ricardo, que será o coordenador da Sala Master.

O exercício foi simulado a partir de cenários fictícios com base na Copa do Mundo de 2014, onde os militares envolvidos puderam praticar e definir quais as medidas que deveriam ser tomadas para realizar o gerenciamento do tráfego aéreo durante o evento. “Durante o treinamento foi simulado a interação de todos os órgãos envolvidos desde o lançamento da intenção de voo de um órgão de segurança pública até a aprovação da chegada de um chefe de Estado ao evento”, afirma o Chefe da Divisão Técnica do CGNA, Major Aviador Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar