Últimas Notícias

Era uma vez...Os Jogos da XXII Olimpíada.

Moscou 1980


Período - 19/07 a 03/08/1980
Nações - 80
Atletas - 5217
Esportes - 21
Eventos - 203





Os Jogos Olímpicos de Moscou foram atingidos pelo maior boicote da história Olímpica, após a invasão do Afeganistão pelas tropas soviéticas em 1979, os EUA e seus aliados boicotaram os Jogos, entretanto, países como Grã Bretanha, Austrália e Itália permitiram que seus atletas competissem, se assim quisessem. Os EUA ameaçaram a revogação dos passaportes daqueles que tentassem competir em Moscou. No fim, 65 países não compareceram aos Jogos. Esta foi a edição com o menor número de participantes desde Melbourne, em 1956.

Alguns esportes foram severamente atingidos pelo boicote: Iatismo, Hipismo, Hoquei na Grama e a Natação masculina. Com a ausência das potências ocidentais, a torcida soviética passou a vaiar os atletas da Polônia e Alemanha Oriental.

Na cerimônia de encerramento, o hasteamento das bandeiras soviética (país sede), grega (país olímpico) e a americana (próximo país sede) não aconteceu. A bandeira da cidade de Los Angeles foi hasteada no lugar da bandeira americana e no lugar do hino americano, foi tocado o hino olímpico.

Apesar do boicote, a Olimpíada foi bem organizada e nela nasceu o ícone mundial, a mascote dos Jogos, o o ursinho Misha, que encantou o mundo e popularizou as escolhad das mascotes para grandes eventos. 


O Brasil nos Jogos Olímpicos 

O Brasil participou com 106 atletas,maior delegação de sua história até então,  em 14 esportes: Atletismo, Basquete, Boxe, Ciclismo, Ginástica, Iatismo, Judô, Levantamento de Peso, Natação, Remo, Saltos Ornamentais, Tiro com Arco, Tiro Esportivo e Vôlei. Em Moscou,. o Brasil ganhou quatro medalhas: Ouro com Lars Bjorkstrom/Alexandre Welter no Iatismo (Classe Tornado) e com Marcos Soares/Eduardo Penido no Iatismo (Classe 470), quebrando um jejum de 24 anos sem uma medalha dourada conquistada por brasileiros e dois bronzes com João Carlos de Oliveira no Salto Triplo e no 4x200m M livres na Natação. O país ficou em 17º lugar no quadro de medalhas.


- FATOS

- Nikolai Andrianov (URS), que fez o juramento dos atletas na abertura, conquistou cinco medalhas em Moscou chegando ao total de 15 na sua carreira (três ouros, quatro pratas e sete bronzes).

- Karoly Varga (HUN) ganhou o ouro na carabina deitada 50m, mesmo estando com a mão quebrada devido a uma pelada de futebol pouco antes dos Jogos.

- Vladimir Salkinov (URS) foi o primeiro nadador da história a baixar dos 15 minutos nos 1500m livres.

- Na disputa do remo, modalidade dois sem, uma coincidência extraordinária e num fato único, as duas duplas ganhadoras das medalhas de ouro e de prata, da Alemanha Oriental e da União Soviética, eram formadas por gêmeos univitelinos idênticos.

- O grande boxeador cubano Teófilo Stevenson marcou seu lugar na história como maior boxeador amador de todas as épocas ao conquistar sua terceira medalha de ouro seguida na categoria super-pesados.



QUADRO DE MEDALHAS

 
OURO   PRATA   BRONZE  
URS       80 69 46
GDR 47 37 42
BUL 8 16 17
CUB 8 7 5
ITA 8 3 4
HUN 7 10 15
ROM 6 6 13
FRA 6 5 39
GBR 5 7 9
POL 3 14 15
BRA 2 0 2

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar