Últimas Notícias

Parada das Nações: Letônia


Sigla: LAT
Medalhas na história: Goldmedal.png 3 | Silvermedal.png 11 | Bronzemedal.png 5 | Total: 19
Em Londres... Goldmedal.png 1 | Silvermedal.png 0 | Bronzemedal.png 1 | Total: 2

A Letônia estreou em Jogos Olímpicos em 1924 e esteve presente até a edição de 1936. Após ser invadida pelos russos em 1940, a Letônia disputou os Jogos como parte da União Soviética de 1952 até 1988. Somente em 1992 que a Letônia voltou a competir de forma independente e tem participado de todas es edições seguintes

Em Pequim foi quando a Letônia teve sua maior delegação, com 50 atletas. Em Londres, foram 46 atletas e duas medalhas, uma de ouro e outra de bronze.

Esportes fortes

 Vôlei de Praia: Apesar de não ser um país tropical e com praias badaladas, a Letônia vem conquistando bons resultados no vôlei de praia. Após um bronze em Londres, o pais deve ser representado pela dupla Samoilovs e Smedins. Eles ganharam o circuito mundial em 2013 e 2014, e mesmo com um 2015 um pouco aquém do esperado, em 2016 eles pretendem lutar por medalhas.

 Atletismo: Nas primeira participações olímpicas que tiveram, os Letões eram fortíssimos na marcha atlética. Após voltar aos Jogos, a tradição letã era no arremesso de dardo, mas atualmente a modalidade que tem mais chances de medalha é o heptatlo, que deverá ser a nova tradição de bons atletas letões.

 Levantamento de Peso: Uma herança soviética que restou foi a força da Letônia no levantamento de peso, principalmente na categoria acima de 105Kg. Foi nessa categoria que vieram duas medalhas já conquistadas pelo país na história olímpica.

Destaques
Smedins(Esquerda) com seu parceiro Samoilovs, eles são esperança de medalha no vôlei de praia

Janis Smedins (vôlei de praia): Smedins espera conquistar sua segunda medalha olímpica no Rio de Janeiro. Sua dupla com Samoilovs não passa por um momento tão bom assim, mas o bicampeonato no circuito mundial o credencia a brigar por medalhas.

Arturs Plesnieks(Levantamento de peso): Plesnieks é novo representante letão no levantamento de peso, categoria acima de 105kg. Ele já mostrou suas credenciais no Mundial do ano passado, quando terminou com a medalha de bronze. Vai lutar por pódio no Rio de Janeiro

Laura Ikauniece-Admidina (Heptatlo): Sua boa atuação em um esporte não muito tradicional surpreendeu. No Mundial do ano passado ele foi medalhista de bronze no heptatlo, sendo que até então o destaque do país ia para o lançamento de dardo.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar