Sul-Americano de Marcha será o primeiro evento-teste olímpico do atletismo para os Jogos de 2016 - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Sul-Americano de Marcha será o primeiro evento-teste olímpico do atletismo para os Jogos de 2016

Compartilhe

A prova dos 50km do Campeonato Sul-Americano de Marcha será o primeiro evento-teste do Atletismo para os Jogos Olímpicos de 2016. A competição fechará domingo (28) a disputa da Copa Brasil de Marcha, que começa neste sábado (27), com a realização de seis provas a partir das 06:30, num circuito na Praia do Pontal, com largada e chegada na Praça Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro.

Itens considerados importantes pelo Comitê Organizador dos Jogos serão avaliados. Os dois circuitos a serem utilizados nos sábado (1 km) e no domingo (2 km), por exemplo, serão os mesmos da Olimpíada. Eles foram medidos e aprovados por representantes da IAAF, a Associação Internacional das Federações de Atletismo. 

No domingo, a competição utilizará a tecnologia olímpica, como os chips dos marchadores, o sistema de cronometragem, o placar eletrônico de faltas e apuração dos resultados. Será testada ainda a logística da cidade como o bloqueio do trânsito, que será feito a partir da meia-noite desta sexta-feira para sábado. As grades e os cones utilizados na competição serão os mesmos dos Jogos Olímpicos.

As marcas obtidas no evento deste final de semana serão reconhecidas e homologadas. A IAAF escalou para delegado técnico do evento o espanhol Luis Saladie. Ele será o árbitro-chefe em agosto. Nos Jogos, o brasileiro Nilton Cesar Ferst será o subchefe, que neste fim de semana atuará como árbitro. O índice para a Olimpíada fixado pela IAAF nos 50 km é de 4:06:00.

Dois brasileiros já têm a marca mínima: Mário José dos Santos Júnior e Caio Bonfim. Mário decidiu não participar da competição, enquanto Caio está inscrito nos 20 km, prova que abre a Copa Brasil neste sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário