Últimas Notícias

Guia do Pré-Olímpico da Ásia de Futebol Feminino


O Pré-Olímpico da Ásia de Futebol Feminino se inicia no próximo dia 29 na cidade japonesa de Osaka. Os países participantes são: Austrália, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão e Vietnã. No formato do torneio, todas as equipes se enfrentam e as duas com melhor pontuação se classificam aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Austrália
Vem de uma fase quartas-de-final de Copa do Mundo, quando deixou o Brasil pelo meio do caminho. Em relação ao time que disputou a competição no Canadá, as novidades são Caitlin Cooper (defensora), Emily Gielnik (atacante), Chloe Logarzo e Aivi Luik (meio campistas) e Casey Dumont (goleira). A capitã Lisa De Vanna está na lista e é uma das mais experientes do atual elenco. Ao lado das meias Katrina Gorry e Emily van Egmond, a atacante é a maior esperança de gol das australianas.

China
Após a saída de Hao Wei, o francês Bruno Bini assumiu o comando técnico da seleção disposto a recolocar a China no mapa olímpico do futebol feminino, feito que não acontece desde os Jogos de Beijing, em 2008. O país vem modificado em todos os setores do campo em relação ao time da última Copa do Mundo. A goleira Wang Fei, destaque, anunciou a aposentadoria e será substituída por Zhao Lina. A maior esperança da seleção é Wang Shuang, meia do Dalian. Outro bom nome é a atacante Ma Xiaoxu, também do atual vice-campeão chinês.

Coreia do Norte
Não participou da última Copa do Mundo por receber punição da FIFA após um caso de doping envolvendo boa parte do grupo de atletas. Mesmo assim, vem de um título de Copa do Leste da Ásia, quando enfrentou chinesas, sul-coreanas e japonesas. Por conta disso e de seu histórico dentro de outros torneios, credencia-se como uma das seleções favoritas à uma das duas vagas. O grande destaque do time norte-coreano é a atacante Ra Un-Sim. Outro bom nome é a meia-esquerda Ri Ye Gyong.

Coréia do Sul
Passa por um momento turbulento, mesmo com a inédita classificação para a segunda fase de mundial. Nos últimos torneios, participação e rendimento ficaram abaixo do esperado. Destaque do Chelsea e melhor jogadora coreana, a meia Ji So-yun não consegue repetir na seleção o seu desempenho no clube inglês, o que acaba tornando a seleção previsível em muitos momentos. Além de Ji, outros bons nomes do time sul-coreano são a goleira Kim Jung-Mi, a capitã Cho So-hyun e a atacante Jung Seol-bin.

Japão
Atual medalha de prata em Jogos Olímpicos, o time ainda é comandado por Norio Sasaki. É a seleção mais forte do continente e busca apagar a dura derrota sofrida para as americanas no Mundial do Canadá. Boa parte do time campeão do mundo em 2011 se mantém, como as defensoras Yukari Kinga, Aya Sameshima e as meias Aya Miyama e Nahomi Kawasumi. Em relação ao time segundo colocado em Londres, as maiores ausências são a goleira Kaihori e Homare Sawa, que anunciaram a aposentadoria.

Vietnã

As vietnamitas fizeram história e garantiram uma inédita classificação à fase final eliminando Mianmar e Tailândia, seleções apontadas como favoritas antes de a etapa começar. Muito do bom desempenho do Vietnã passa pelo setor ofensivo, onde Nguyen Thi Minh Nguyêt e Nhu fizeram a diferença especialmente nos jogos contra os países anteriormente citados. O conjunto comandado por Duc Chung tem remotas chances dentro do hexagonal, e provavelmente ficará na última colocação.

Tabela de Jogos:
29 de Fevereiro:
China x Vietnã, Nagai Stadium.
Austrália x Japão, Kincho Stadium.
Coreia do Norte x Coreia do Sul, Nagai Stadium.

02 de Março:
Austrália x Vietnã, Nagai Stadium.
Japão x Coreia do Norte, Kincho Stadium.
Coreia do Norte x China, Nagai Stadium.

04 de Março:
Vietnã x Coreia do Norte, Nagai Stadium.
Coreia do Sul x Austrália, Nagai Stadium.
Japão x China, Kincho Stadium.

07 de Março:
China x Coreia do Sul, Nagai Stadium.
Vietnã x Japão, Kincho Stadium.
Coreia do Norte x Austrália, Nagai Stadium.

09 de Março:
Coreia do Sul x Vietnã, Nagai Stadium.
Austrália x China, Nagai Stadium.
Japão x Coreia do Norte, Kincho Stadium.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar