Últimas Notícias

As Mascotes Olímpicas: Misha


MISHA - MOSCOU 1980 

Chegou a hora da mais famosa mascote da história dos Jogos Olímpicos: Misha, dos Jogos de Moscou, 1980.

Misha foi criado pelo ilustrador de livros infantis Victor Chizhikov. O ursinho russo foi a primeira mascote de um evento esportivo a conseguir um sucesso comercial em larga escala. O boneco Misha foi extensivamente usado nas cerimônias de abertura e encerramento. O personagem também teve uma série de desenho animado e apareceu em vários produtos de merchandising, o que abriu uma nova era de produtos licenciados com mascotes, tanto nas Olimpíadas quanto na Copa do Mundo.

Misha surgiu em 1977, quando o comitê organizador dos Jogos fez um concurso para escolher a melhor ilustração. Os juízes escolheram a ilustração de Chizhikov, que mostrava um urso sorridente usando um cinto nas cores dos anéis olímpicos e uma fivela com os cinco anéis. Misha foi confirmado como mascote em 19 de dezembro de 1977. O mascote tinha até nome completo: Mikhail Potapitch Toptygin.

A mais famosa cena de Misha é a que ilustra o post: a lágrima escorrendo do olho durante a cerimônia de encerramento dos Jogos. Misha aparecia em movimentos produzidos por um enorme mosaico de coreógrafos carregando placas coloridas, que eram levantadas e abaixadas seguindo um movimento perfeitamente sincronizado pelas pessoas nas arquibancadas do estádio. Em 1988, em comemoração aos 60 anos de Mickey Mouse, a Disney produziu uma revista especial onde os dois personagens se conheceram.



1 Comentários

  1. MISHA! MISHA! MISHA! Cara é impossível não amá-lo, essa cena do mosaico com ele chorando é espetacular, é realmente o melhor mascote que surgiu em Olimpíadas...

    ResponderExcluir

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar