Últimas Notícias

2+0+1+6 perguntas para... Larissa e Talita


Campeãs de sete das 16 etapas do Circuito Mundial de 2015, Larissa e Talita formam uma das duplas escolhidas para representar o vôlei de praia brasileiro nos Jogos do Rio 2016. Juntas desde 2014, as jogadoras mostram confiança de que podem trazer novamente uma final olímpica para o Brasil, algo que não vem desde 2004 no feminino.

Abaixo você confere como ficou a entrevista:

- Ter garantido a classificação Olímpica para os Jogos com antecedência facilita a preparação para o torneio?

Talita: Com certeza, podemos nos programar esse ano para a preparação olímpica sem se preocupar com a briga pela vaga. Jogaremos as etapas pensando na nossa preparação, sem aquela pressão das últimas olimpíadas por conseguir os pontos para se classificar.


Larissa: É importante o que foi feito porque conseguimos nos programar melhor para os Jogos Olímpicos. Vamos usar as etapas do Circuito Mundial como preparação. Claro que isso não significa que vamos entrar menos concentradas ou sem querer o título, mas nos deixa mais a vontade para seguir nosso planejamento.


- Vocês se juntaram em 2014 e logo conquistaram a vaga olímpica. A que devem esse entrosamento tão rápido entre vocês duas?

Talita: A partir do momento que escolhemos jogar juntas nos dedicamos 100% para que essa dupla desse certo. Acho que a alegria que temos em ser parcerias acaba refletindo dentro de quadra e consequentemente nos resultados.

Larissa: Quando chamei a Talita para jogar sabia que estava escolhendo uma grande jogadora. Mas foi ainda melhor ver a dedicação e o foco dela de perto. Assim como eu, a Talita tem um objetivo claro e se dedicou muito pra isso. Largou tudo no Rio e se mudou aqui para Fortaleza. O mínimo que eu podia fazer é retribuir me dedicando muito também. Acho que essa união das duas, de perceber o quanto cada uma estava disposta a se entregar é que nos ajudou.

- Em 2012 teve o bronze olímpico da Larissa, ainda fazendo dupla com Juliana. Qual o sentimento de ganhar uma medalha Olímpica?

Larissa: É uma emoção indescritível. Você treina a sua vida inteira sonhando com uma Olimpíada, ganhar uma medalha olímpica a realização desse sonho. E foi mais especial da maneira que foi, tínhamos perdido a semifinal e tivemos que manter o foco para na sequência brigar por essa medalha. Nos superamos e conseguimos nosso lugar no pódio.

- Talita também disputará a sua terceira Olimpíada. Quais as lições você tirou da participação ao lado de Renata em 2008 e Maria Elisa em 2012?

Talita: Cada parceria teve a sua história, e certamente levo de experiência o que tive ao lado da Renata e Maria Elisa, mas também de todas as parceiras que tive ao longo da minha carreira. Cada ciclo é um aprendizado. O importante é sempre focar no seu objetivo, traçar uma meta e trabalhar muito para alcança-la.

- Os Horários das principais partidas serão a partir de 22 horas, com possibilidade te termos partidas terminando na madrugada. Vocês aprovam esse horário? Como será a preparação de vocês para disputar essas partidas?

Talita: Apesar da maioria dos nosso jogos acontecerem de dia, o Circuito Brasileiro já tem partidas noturnas. Então já vamos nos adaptando nesses torneios.

Larissa: O torneio olímpico é diferente de tudo. Jogamos uma partida em média a cada dois dias, bem diferente do que já estamos acostumadas. Então é preciso se adaptar em todos os sentidos. Nas últimas duas olímpicas já tivemos jogos noturnos, por isso acredito que nenhum time terá problema.

- Os Estados Unidos, apesar de muito tradicionais em Olimpíadas, não tiveram um grande 2015, caindo cedo no Mundial e com apenas uma final no World Tour. Vocês acham que duplas de outros países se tornaram mais perigosas do que as norte-americanas para o Rio 2016?

Talita: O time norte-americano teve problemas com lesão. 2015 não serve como parâmetro por isso. Temos que ver como elas estarão agora esse ano, fora que a experiência delas sempre ajuda em uma Olimpíada.

Larissa: Além disso existem muitos outros times bons no Circuito Mundial. Cada ciclo olímpico os times estão mais fortes, tirando um pouco daquela hegemonia anterior que pertencia ao Brasil e Estados Unidos.

- O incrível 2015 do vôlei de praia brasileiro também deixou uma expectativa grande para as Olimpíadas. Até que ponto isso pode afetar vocês?

Talita: Pelo contrário, acho que isso trouxe mais confiança ainda aos times. Essa classificação em menos etapas para a Olimpíada fez com que cada torneio ganhasse uma importância ainda maior. Isso acabou se refletindo dentro de quadra. A disputa por uma vaga nos Jogos aqui no Brasil sempre é forte.

Larissa: Isso serviu para nos dar ainda mais confiança. Os resultados que tivemos nos mostra que estamos no caminho certo. Claro que temos muito a melhorar ainda, e esse é o objetivo. Mas é bom ver em resultados que todos nosso esforço está sendo recompensado.

- Se quiserem podem utilizar o espaço abaixo para deixar uma mensagem para os leitores.

Talita: Gostaria de desejar um feliz 2016 para todos, com muita saúde, paz e alegria. Queria agradecer todo mundo que acompanha e torce pela gente, essa força nos motiva ainda mais.

Larissa: Só posso agradecer a cada pessoa que torce pela nossa dupla. Tenho certeza de que essa energia será o terceiro jogador dentro de quadra nos Jogos Olímpicos aqui no Brasil. Muito obrigada pelo apoio de sempre.


Fotos: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar