Últimas Notícias

Haddad e Bethlem garantem vaga Olímpica na classe 470 do Iatismo dos Jogos de 2016


No sábado (19), os cariocas Henrique Haddad e Bruno Bethlem garantiram na Copa Brasil de Iatismo, que é realizada em Niterói, a vaga na classe 470 masculina. Os dois velejadores vão disputar a Olimpíada pela primeira vez. Eles se juntaram a outros 11 atletas que já estavam classificados para o evento esportivo.

“A ficha ainda não caiu. É incrível ter a oportunidade de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos. Esse foi sempre o meu sonho e o do Bruno. Velejamos há pouco tempo se comparado com os outros, mas nosso projeto, nosso gol era a classificação. Sabíamos da possibilidade e trabalhamos duro para isso. Agora é treinar muito para representar bem o país nos Jogos”, afirmou Henrique, de 28 anos.

Henrique e Bruno disputavam a vaga olímpica com Geison Mendes e Gustavo Thiesen. A dupla que terminasse a Copa Brasil na frente ficaria com a classificação. Henrique e Bruno encerraram a disputa em 13º, com 91 pontos perdidos, enquanto Geison e Gustavo ficaram em 14º, com 93. Os australianos Matthew Belcher e Will Ryan passaram em primeiro lugar para a regata da medalha, que reúne os dez mais bem colocados, com 20 pontos perdidos.

“É um sonho que se realiza. Desde que soubemos que o Rio seria a sede olímpica, a vontade de participar aumentou muito. No fim de 2012 conversei com o Henrique, ele topou e começamos a velejar no início de 2013. Primeira Olimpíada na América do Sul, no Rio, no quintal de casa, tem um gosto especial. Temos raias próximas, o público e a mídia poderão ficar perto. Esperamos fazer um grande campeonato”, disse Bruno, de 40 anos.

Com isso, apenas a vaga da classe Nacra 17 ainda está em aberto. João Bulhões e Gabriela Nicolino passaram em décimo para a regata da medalha, com 104 pontos perdidos. Samuel Albrecht e Isabel Swan terminaram em 12º, com 109. Pelo resultado obtido no Sul-Americano, a segunda dupla ainda está em vantagem. João e Gabriela precisam terminar pelo menos em sexto lugar no geral para ficarem com a vaga olímpica. Os australianos Jason Waterhouse e Lisa Darmanin passaram em primeiro, com 69.

Nas demais classes, Robert Scheidt se classificou em terceiro, com 69 pontos perdidos na classe Laser. Bruno Fontes também irá disputar a regata da medalha. O catarinense passou em sexto, com 88. O líder é o australiano Matthew Wearn, com 60.

Na Finn, Jorge Zarif passou em quinto, com 42. O líder é o britânico Giles Scott, com 18. Quem também se classificou em quinto foi Patricia Freitas, na RS:X feminina. Ela somou 75 pontos perdidos. A chinesa Chan Hei Man ficou na ponta, com 43 pontos perdidos. Na 49er, Marco Grael e Gabriel Borges se classificaram em sexto, com 84. Em primeiro ficaram os britânicos John Pink e Stuart Bithell, com 50.

Na 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze ficaram em sétimo, com 72 pontos perdidos. A liderança ficou com as espanholas Tamara Echegoyen e Berta Betanzos, com 44. Na 470 feminina, Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan também terminaram em sétimo, com 55 pontos perdidos. As britânicas Hanna Mills e Saskia Clark ficaram em primeiro, com 24.

Na Laser Radial, Fernanda Decnop terminou em 13º, com 119 pontos perdidos. O primeiro lugar ficou com a belga Evi van Acker, com 39 pontos perdidos. Na RS:X masculina, Ricardo Winicki, o Bimba, encerrou em 18º, com 188 pontos perdidos. O líder é o holandês Dorian Van Rijsselberge, com 48.

Foto: CBVela

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar