Últimas Notícias

Para ministro da Justiça, Brasil está preparado para garantir excelente padrão de segurança durante os Jogos de 2016


Em entrevista concedida após participar, em Brasília, da Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ressaltou que o Brasil está preparado para garantir a segurança durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O tema voltou à pauta depois dos atentados terroristas que abalaram Paris na sexta-feira 13.

Para o ministro, o país está “plenamente preparado” para garantir o que ele chamou de “excelente padrão de segurança” durante os Jogos do Rio. Nas Olimpíadas, que começam em 5 de agosto de 2016, são esperados mais de 10.500 atletas, de 206 países. Além disso, são esperados cerca de 100 chefes de estado que são esperados na capital fluminense para a cerimônia de abertura e de mais de 20 jornalistas de todo o planeta, sem contar os milhares de turistas e brasileiros que acompanharão as provas.

José Eduardo Cardozo lembrou que o Brasil não tem um histórico de ser alvo de atentados terroristas, mas fez uma ressalva: “Isso não afasta a necessidade que temos de acompanharmos toda a situação mundial e de tomarmos todas as medidas necessárias em face dos grandes eventos que nós tivemos e teremos no Brasil”, declarou.

O ministro usou como exemplo da capacidade do país em assegurar segurança em grandes eventos o sucesso das ações tomadas para a Copa do Mundo, em 2014. “Nós teremos as Olimpíadas no Brasil e me recordo que já para a Copa do Mundo nós tivemos todo um trabalho de interação com as polícias internacionais no desenvolvimento de uma matriz de responsabilidade no nosso país que agregou não só as forças do Ministério da Justiça, mas também do Ministério da Defesa, na perspectiva de termos um trabalho sempre na área de inteligência e na execução de medidas de segurança com relação à questão do terrorismo”.

Esse mesmo modelo, segundo José Eduardo Cardozo, será aplicado em 2016, durante os Jogos do Rio. “Essa mesma matriz se repetirá agora nas Olimpíadas e nós permanecemos na mesma atuação, mantendo contato com órgãos de inteligência internacional. Posso afirmar que o Brasil está plenamente preparado para dar um excelente padrão de segurança durante as Olimpíadas”, encerrou José Eduardo Cardozo.

Foto: Ministério da Justiça

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar