Maior legado em transporte que o Rio de Janeiro e seus
aproximadamente 16 milhões de habitantes ganharão com os Jogos Rio 2016,
a Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro é uma obra que permitirá o
transporte de mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca
de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Nossa Senhora da
Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim
Oceânico) e 16 quilômetros de extensão. Com a Linha 4, será possível ir
da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos.
Nesta terça-feira (20.10), o governador Luiz Fernando Pezão realizou
uma visita técnica à ponte estaiada e à Estação Jardim Oceânico da Linha
4 do Metrô. A construção dos dois pilares da ponte estaiada, com 72
metros de altura, deve ser concluída ainda nesta semana, com a
concretagem dos últimos dois metros. As estruturas de concreto que fixam
os estais (conjuntos de cabos de aço) da ponte ligarão os túneis
escavados em rocha a partir do Morro do Focinho do Cavalo à Estação
Jardim Oceânico.
“É uma alegria muito grande ver a estação da Barra e a ponte estaiada
praticamente prontas. Agora, estamos trabalhando para preservar os mais
de nove mil empregos desta obra. Quero dar continuidade a esses
empregos com os projetos para a construção das Linhas 2 e 3 do Metrô”,
afirmou o governador.
A metodologia construtiva dos pilares utilizou um sistema de pistões
hidráulicos que elevava toda a estrutura de apoio conforme a
necessidade da obra. Esta é a primeira vez na América Latina em que
pilares inclinados de uma ponte estaiada são executados desta maneira.
A ponte estaiada entra agora na última fase de obra bruta: o trecho
suspenso e elevado, sobre o canal da Barra da Tijuca. Conhecido como
tabuleiro, este trecho está sendo concretado e faltam apenas 66 metros
para sua conclusão.
Com a conclusão das obras civis, inicia-se a fase de acabamentos,
instalação de cabos elétricos, posicionamento de trilhos e concretagem
da via permanente, por onde os trens vão passar. As rampas de acesso,
que já estão finalizadas e conectadas à Estação Jardim Oceânico, começam
a ganhar trilhos em novembro. Toda a ponte, assim como os pilares, está
recebendo um tratamento especial antipichação.
“Chegamos à parte final de conclusão do pilar que sustenta a ponte
estaiada. Ela estará finalizada essa semana e isso garante o cumprimento
do nosso cronograma: concluir a ponte até a primeira quinzena de
dezembro. O que significa do Jardim Oceânico até o Alto Leblon com a
linha inteiramente completa. Hoje a gente reitera e ratifica que as
obras estão vigorosamente dentro do prazo, com todos os grandes marcos
sendo alcançados, e isso nos dá a segurança de reafirmar à população do
Rio de Janeiro o nosso compromisso de colocar os trens circulando em
teste a partir do dia 1º de junho do ano que vem”, disse o secretário de
Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio.
Esta é a primeira ponte estaiada para metrô no Rio e único trecho onde
os trens da Linha 4 do Metrô poderão ser vistos fora do subterrâneo. A
previsão é de que a estrutura esteja pronta em dezembro, com duas vias:
uma para as composições que seguirão no sentido Barra da Tijuca e outra
em direção à Zona Sul carioca.
Foto: Shana Reis
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