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Linha 4 do Metrô: pilares da ponte estaiada, na Barra da Tijuca, estão finalizados

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Maior legado em transporte que o Rio de Janeiro e seus aproximadamente 16 milhões de habitantes ganharão com os Jogos Rio 2016, a Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro é uma obra que permitirá o transporte de mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico) e 16 quilômetros de extensão. Com a Linha 4, será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos.

Nesta terça-feira (20.10), o governador Luiz Fernando Pezão realizou uma visita técnica à ponte estaiada e à Estação Jardim Oceânico da Linha 4 do Metrô.  A construção dos dois pilares da ponte estaiada, com 72 metros de altura, deve ser concluída ainda nesta semana, com a concretagem dos últimos dois metros. As estruturas de concreto que fixam os estais (conjuntos de cabos de aço) da ponte ligarão os túneis escavados em rocha a partir do Morro do Focinho do Cavalo à Estação Jardim Oceânico.

“É uma alegria muito grande ver a estação da Barra e a ponte estaiada praticamente prontas. Agora, estamos trabalhando para preservar os mais de nove mil empregos desta obra. Quero dar continuidade a esses empregos com os projetos para a construção das Linhas 2 e 3 do Metrô”, afirmou o governador.

A metodologia construtiva dos pilares utilizou um sistema de pistões hidráulicos que elevava toda a estrutura de apoio conforme a necessidade da obra. Esta é a primeira vez na América Latina em que pilares inclinados de uma ponte estaiada são executados desta maneira.

A ponte estaiada entra agora na última fase de obra bruta: o trecho suspenso e elevado, sobre o canal da Barra da Tijuca. Conhecido como tabuleiro, este trecho está sendo concretado e faltam apenas 66 metros para sua conclusão.

Com a conclusão das obras civis, inicia-se a fase de acabamentos, instalação de cabos elétricos, posicionamento de trilhos e concretagem da via permanente, por onde os trens vão passar. As rampas de acesso, que já estão finalizadas e conectadas à Estação Jardim Oceânico, começam a ganhar trilhos em novembro. Toda a ponte, assim como os pilares, está recebendo um tratamento especial antipichação.

“Chegamos à parte final de conclusão do pilar que sustenta a ponte estaiada. Ela estará finalizada essa semana e isso garante o cumprimento do nosso cronograma: concluir a ponte até a primeira quinzena de dezembro. O que significa do Jardim Oceânico até o Alto Leblon com a linha inteiramente completa. Hoje a gente reitera e ratifica que as obras estão vigorosamente dentro do prazo, com todos os grandes marcos sendo alcançados, e isso nos dá a segurança de reafirmar à população do Rio de Janeiro o nosso compromisso de colocar os trens circulando em teste a partir do dia 1º de junho do ano que vem”, disse o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

Esta é a primeira ponte estaiada para metrô no Rio e único trecho onde os trens da Linha 4 do Metrô poderão ser vistos fora do subterrâneo. A previsão é de que a estrutura esteja pronta em dezembro, com duas vias: uma para as composições que seguirão no sentido Barra da Tijuca e outra em direção à Zona Sul carioca.

Foto: Shana Reis

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