Últimas Notícias

Entenda como será o Torneio Pré-Olímpico Europeu de Futebol Feminino para as Olimpíadas de 2016


A qualificação da última equipe europeia que irá disputar o torneio de futebol feminino nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016 será por meio de uma espécie de "mini-pré Olímpico" e que será disputado entre os dias 29 de fevereiro e 9 de março do ano que vem e será em uma das sedes dos quatro países que disputarão o mesmo: Suíça, Suécia, Noruega e Holanda. 

A classificação de equipes europeias para o Torneio Olímpico de Futebol Feminino, diferente do que ocorre na Ásia, América do Norte/Caribe, África e Oceania (onde se tem um Pré-Olímpico propriamente dito), é feita por meio da Copa do Mundo Feminina. Na América do Sul a qualificação para as Olimpíadas é feita junta com o Torneio Sul Americano,que dá vaga ao campeão e vice para os Jogos Olímpicos (no caso da edição de 2016, apenas para o vice, que foi a Colômbia, visto que o campeão sul-americano também será o país sede dos Jogos, no caso o Brasil).

França e Alemanha, equipes que irão se enfrentar amanhã pelas quartas de final da Copa do Mundo de Futebol Feminino, já estão garantidas por terem chegado a essa fase do torneio. A outra equipe europeia que está na mesma fase do mundial, a Inglaterra (que enfrentará o Canadá no sábado) é inelegível a disputa das Olimpíadas, visto que a Inglaterra não é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Não será a primeira vez que a disputa de uma vaga europeia para as Olimpíadas será disputada por meio de um torneio. Em 2007, após Suécia e Dinamarca serem eliminadas na primeira fase do mundial, fizeram um play-off, disputado em jogos de ida e volta para definir o terceiro representante europeu nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. A Suécia ficou com a vaga e se uniu a Alemanha e Noruega, representantes europeias no Torneio Olímpico de Futebol Feminino.

A UEFA confirmou em 24 (ontem), para o jornal norueguês Dagbladet que as quatro equipes vão encontrar-se uma vez, tornando-se um mini-torneio com seis jogos. Com três pontos por vitória e um por empate, a equipe campeã após os seis jogos qualifica-se para os Jogos Olímpicos.

O período reservado para este torneio playoff é a data de partidas internacionais de Futebol Feminino a partir de 29 fevereiro até o dia 9 março de 2016, período onde ocorrem as tradicionais competições do futebol feminino entre seleções, como a Algarve Cup e a Cyprus Cup. As quatro equipes em questão teriam de concordar com as datas exatas dentro desta janela.

O torneio será organizado em um dos quatro países envolvidos. A Suécia, manifestou o interesse de sediar o inédito torneio e tem tudo para ser a escolhida, devido a ótima estrutura de seus estádios, usados na Eurocopa Feminina em 2013.

O Torneio Olímpico de Futebol Feminino ocorrerá entre os dias 3 e 19 de agosto de 2016. Manaus, Salvador, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e o Rio de Janeiro, que será palco da grande final, serão as cidades sede dos jogos de futebol realizados nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar