Definidas as qualificatórias Olímpicas da Luta para 2016 - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Definidas as qualificatórias Olímpicas da Luta para 2016

Compartilhe

A UWW (Federação Mundial de Luta) anunciou as datas das qualificações Olímpicas para os Jogos de 2016, no Rio de Janeiro.

Os estilos livre masculino e greco-romano irão classificar 19 atletas em cada uma das 12 categorias de peso olímpica, seis nos estilo greco-romano e seis no estilo livre. Já o estilo livre feminino irá classificar 18 atletas em cada faixa de peso nas seis categorias de peso olímpicas. O Brasil por ser país sede possui quatro vagas garantidas, no entanto se um atleta obtiver a classificação em um dos torneios, o país perde uma vaga e assim sucessivamente.

A primeira chance será no Campeonato Mundial, em setembro, em Las Vegas, onde os seis primeiros de cada estilo se classificam. Se o país garantir vaga em uma categoria de peso não poderá concorrer novamente nesta categoria. Exemplo: o país classificado no Campeonato Mundial no estilo greco-romano até 66kg não poderá concorrer novamente a  uma vaga na mesma categoria de peso nas seletiva continentais e mundiais.  A chance seguinte acontece nas seletivas continentais se classificam dois atletas por estilo. Além das seletivas pan-americana, asiática e europeia, África e Oceania dividem uma das seletivas.  

Já na primeira seletiva mundial, em Ulaanbaatar, Mongólia, os estilos livre masculino e greco-romano classificarão três atletas por categoria de peso. Já no estilo livre feminino, serão apenas duas. Na última classificatória serão duas vagas para cada para os três estilos. Uma categoria de peso pode ter até 20 atletas dependendo das cartas convites entregues pela United World Wrestling.  

Confira as datas e sedes dos torneios que darão vagas para os Jogos Olímpicos Rio 2016:  

2015 
De 7 a 12 de setembro: Campeonato Mundial (Las Vegas, USA). 
Os seis primeiros colocados de cada estilo  

2016  
De 4 a 6 de março:  Classificatória Pan-Americano (Dallas, Estados Unidos). 
Garantem vaga: os dois primeiros colocados nas seis categorias de cada estilo  

De 18 a 20 de março: Classificatória Asiática (Astana, Cazaquistão)  
Garantem vaga: os dois primeiros colocados  das seis categorias  cada estilo 

De 1 a 3 de abril:  Classificatória Africa/Oceania  (Argel, Argélia)  
Garantem vaga: os dois primeiros colocados das seis categorias de cada estilo  

De 15 a 17 de abril: Classificatória Europeia (Zrenjanin, Sérbia)  
Garantem vaga: os dois primeiros das seis categorias de cada estilo  

De 22 a 24: Primeira classificatória mundial  (Ulaanbaatar, Mongólia)  
Garantem vaga os três primeiros colocados nas seis categorias de peso do estilo livre e nas seis categorias de peso do estilo greco-romano. No estilo livre feminino apenas as duas primeiras nas seis categorias de peso.  

De 6 a 8 de maio: Segunda e última  classificatória mundial (Istambul, Turquia)  Garantem vaga os dois primeiros colocados nas seis categorias de cada estilo.

A Luta  nos Jogos Olímpicos de 2016 acontecerá de 14 a 21 de agosto. 


Foto: CBLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário