Últimas Notícias

CBG suspende por 30 dias os três ginastas envolvidos no caso de racismo


A CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), suspendeu nesta quarta-feira (20), por 30 dias, os três ginastas  da seleção masculina de ginástica envolvidos na denúncia de racismo contra o ginasta Angelo Assumpção.

A polêmica começou quando os ginastas Arthur Nory, Henrique Flores e Fellipe Arakawa compartilharam um vídeo pelo Snapchat ironizando o ginasta Angelo Assumpção, dizendo que: "se o celular funciona é branco. Se estraga, é de que cor? O saquinho do supermercado é branco. E do lixo é preto".

No seu comunicado, a entidade diz que: "Na tarde desta quarta-feira (20), a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) anunciou oficialmente que os atletas Arthur Nory Mariano, Fellipe Arakawa e Henrique Flores serão afastados da Seleção de Ginástica Artística Masculina. O afastamento preventivo se dará a partir desta quinta-feira (21), pelo período de 30 dias ou até a decisão final a respeito do vídeo publicado em uma rede social na última semana, conforme resolução 001/2015.

"A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), considerando (i) análise preliminar de fatos e relatórios e publicações em mídias e redes sociais envolvendo atletas da seleção nacional por questões disciplinares; (ii) encaminhamento do feito ao STJD da Ginástica, instância desportiva competente que funciona junto à entidade, na forma do art. 50 e ss da Lei 9615/98; (iii) o disposto nos arts. 48 e seguintes da Lei 9615/98, arts. 30, parágrafo 2°., alíneas "j" e "u", 47 a 59 do Estatuto da CBG.

RESOLVE

Afastar preventivamente da seleção nacional e eventos nacionais e internacionais, e suspender a concessão de bolsas e incentivos financeiros pelo prazo de 30 (trinta) dias, ou até decisão final sobre o caso pela CBG e STJD da Ginástica, os atletas da seleção de Ginástica Artística Masculina, Srs. Arthur Nory Oyakawa Mariano, Fellipe Arakawa Ferreira e Henrique Flores."

Assumpção foi vencedor da prova do Salto na etapa de São Paulo da Copa do Mundo de Ginástica Artística.


Foto: CBG

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar