Últimas Notícias

Surto História - O ouro olímpico da persistente Fofão


Os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, seriam a despedida definitiva da levantadora Hélia Souza, a Fofão. Ela que tinha se desligado da seleção após o fracasso nos jogos olímpicos de Atenas, voltou em 2006 e decidiu que a sua quinta olimpíada consecutiva seria a sua última competição pela seleção.

Fofão começou a ser convocada para a seleção brasileira adulta no Pan-americano de 1991 em Havana, e por longos 7 anos, ela foi pacientemente a reserva de Fernanda Venturini. e assumiu o posto de levantadora titular em 1998. Dona de um bronze em Atlanta em 1996, Nas olimpíadas de Sydney ela comandou a seleção feminina a mais uma medalha de bronze. Em 2003, voltou para a reserva com a volta de Fernanda Venturini, e saiu junto com ela após os jogos de Atenas. apenas fofão acabou voltando em 2006, para disputa do mundial.

E Fofão quase não consegue disputar os jogos de Pequim, pois em um amistoso ela sofreu uma forte pancada no joelho, que por pouco foi cortada do grupo. Mas ela se manteve firme e estava em quadra na estreia da seleção brasileira, contra a Argélia. O Brasil venceu todos os outros jogos (Sérvia, Cazaquistão, Rússia e Itália) do grupo por 3 sets a 0, dando mais uma vez o status de favoritas para as meninas do Brasil.

Nas quartas-de-final, mais uma vitória de 3 sets a 0 sobre o Japão e Fofão atingia uma incrível marca de disputar pela quinta vez consecutiva uma semi-final olímpica. E nas semi-finais, mais um 3 a 0 sobe a forte China. A final seria contra os Estados Unidos e o Brasil não tinha perdido nenhum set.. 

Na final contra os Estados Unidos Fofão comandou o Brasil distribuindo bolas com maestria para Mari, Paula Pequeno, Jaqueline, Scheila, Fabi e cia, e o Braisl venceu fácil, o primeiro set, teve problemas com o saque americano e perdeu o segundo set, mas depois fechou a partida com os dois sets vencidos de forma inapelável. 

Fofão encerra sua carreira de 17 anos na seleção no auge, com a tão sonhada medalha olímpica,snedo a líder desse grupo, e ainda foi eleita a melhor levantadora dos jogos olímpicos, aos 38 anos.  Fofão se aposentou da seleção, mas se manteve no vôlei por mais 7 anos, encerrando uma gloriosa carreira no último domingo, com o título da Superliga pelo Rio de Janeiro/Rexona/Ades.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar