Últimas Notícias

São Paulo recebe etapa da Copa do Mundo de Ginástica Artística


São Paulo (SP) recebe, esta semana, a quarta etapa da Copa do Mundo de Ginástica Artística 2015. De sexta-feira (1º) a domingo (3), no Ginásio do Ibirapuera, vão competir 72 atletas de 14 países. A Copa do Mundo volta ao Brasil quase dez anos depois de ter sido realizada no país pela última vez. E as expectativas estão altas. Além de brigar por medalhas, os atletas terão a oportunidade de se apresentar em casa nessa que é uma das principais competições da modalidade.

“Estar em um evento de alto nível no Brasil será importante para os atletas, já que os próximos Jogos Olímpicos serão no país”, ressalta Luciene Resende, presidente da Confederação Brasileira de Ginástica. Foram disponibilizados 18 mil ingressos para os três dias de evento. Esta é a quarta vez que o Brasil recebe uma etapa da Copa do Mundo de Ginástica Artística. As outras três edições foram no Rio de Janeiro (RJ), em 2004, e em São Paulo, em 2005 e 2006. A última passagem da competição pelo país ficou marcada pelos ouros no solo de Daiane dos Santos e Diego Hypólito.

Os atletas que vão representar o Brasil em São Paulo treinam juntos no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), desde o início do ano. Com nomes conhecidos como Arthur Zanetti e Diego Hypolito, a seleção masculina mescla atletas experientes com outros mais jovens. A seleção feminina, por sua vez, chega à competição totalmente renovada. Flávia Saraiva e Rebeca Andrade, ambas com 15 anos, vivem seu primeiro ano na categoria adulta.

Recordista brasileiro de medalhas em etapas da Copa do Mundo – já foram 57 em 11 anos –, Diego Hypolito conquistou a primeira delas em 2004, na etapa do Rio de Janeiro. Em 2006, também foi em uma etapa brasileira que o ginasta apresentou pela primeira vez um duplo twist carpado com pirueta no segundo mortal. Por ser inédito, o salto recebeu o nome do atleta. “Espero ver as arquibancadas cheias”, diz Diego. O ginasta vem de duas medalhas de prata, no salto e no solo, conquistadas na etapa de Doha, no Qatar, em março. “Vou competir com o maior orgulho, fazer o meu melhor. Espero conseguir duas medalhas: no solo e no salto.”

O campeão olímpico Arthur Zanetti também chega embalado pelos resultados conquistados nas primeiras etapas da Copa do Mundo. O ginasta foi ouro nas argolas em Cottbus, na Alemanha, e em Doha. Na etapa de Liubliana, na Eslovênia, o Brasil optou por levar ginastas mais jovens. Lorrane Oliveira, de 16 anos, e Julie Kim Sinmon, de 17, foram prata e bronze na trave, respectivamente. Rebeca Andrade ficou com o bronze nas barras assimétricas. 

Cada país pode inscrever dois atletas por aparelho. Os oito melhores em cada um disputam as finais. Pelo Brasil, Arthur Zanetti e Henrique Flores farão a prova de argolas, Diego Hypolito e Ângelo Assumpção as de solo e salto, Francisco Barretto Júnior e Petrix Barbosa as de cavalo com alças, paralelas e barra fixa. Caio Souza e Lucas Bittencourt se apresentam como hors concours, por isso, não vão concorrer a medalhas. No feminino, Flávia Saraiva se apresenta nas assimétricas, na trave e no solo. Letícia Costa fará salto, e Lorrane Oliveira compete na trave e no solo. Rebeca Andrade fará assimétricas e salto.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar