Últimas Notícias

Mais finais e medalhas no Mundial de Pequim são os desafios do atletismo brasileiro em 2015



O caminho da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)  rumo aos Jogos Olímpicos do Rio 2016 tem neste ano dois focos principais, segundo Antônio Carlos Gomes, superintendente de Alto Rendimento: “Vamos trabalhar para que o Brasil, primeiro, some o maior número possível de finalistas no Mundial de Pequim [que será disputado entre os dias 22 e 30 de agosto]; segundo, para chegar a medalha.”

Será pelos resultados no Mundial deste ano pré-olímpico que a CBAt terá referência para os Jogos do Rio. “Por isso, vamos a Pequim com uma delegação que deverá ser a maior da nossa história em Mundiais, em torno de 45, 48 atletas”, diz o superintendente. “E, então, teremos uma ideia melhor de como o atletismo brasileiro poderá se sair nos Jogos do Rio.”

As apostas da CBAt são basicamente nos revezamentos – 4x100m e 4x400m, femininos e masculinos – e ainda em algumas modalidades individuais em que os brasileiros têm chance de disputar medalha.


Mauro Vinícius da Silva, o Duda, é citado por Antônio Carlos entre os atletas mais próximos de subir ao pódio do Mundial de Pequim: aos 28 anos, é bicampeão mundial de salto em distância em pista coberta (em Istambul, na Turquia, em 2012, e em Sopot, na Polônia, em 2014, com os mesmos 8,28m). Também é o caso da experiente Fabiana Murer, do salto com vara.




Mas o superintendente ainda observa que, eventualmente, podem surgir outros na briga por medalha no Mundial, como Darlan Romani, 24 anos (1,88m, 140kg), do arremesso do peso, que tem 20,90m como melhor marca pessoal (sexta melhor do mundo até agora, na temporada). “Em Londres 2012, o bronze olímpico foi conquistado com 21,23m. Com mais 15,20 centímetros, passando dos 21m, o Darlan entra na zona de disputa de medalha”, explica. “Estamos próximos com ele também.”

Antônio Carlos Gomes destaca ainda os maratonistas. “Sempre contamos com possibilidades na prova. Mas vamos esperar clarear um pouco.” O “clarear” para o Mundial, segundo o dirigente, serão os Jogos Pan-Americanos de Toronto (16 a 27 de julho). “Vamos com delegação completa - cerca de 80 atletas, praticamente de todas as provas. Também deverá ser nossa maior delegação, e então teremos uma referência para o momento do atletismo no Brasil”, diz Antônio Carlos.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar