Últimas Notícias

Jogos de 2016 podem ter duas piras Olímpicas ao invés de uma


Os Jogos Olímpicos do Rio poderão ter duas piras, algo inédito desde que o símbolo foi adotado na edição de 1928, em Amsterdã. Desde então, a chama é acesa no Estádio Olímpico, que recebe as cerimônias de abertura e encerramento, e onde acontecem as provas de atletismo, esporte mais nobre da competição. Mas no Rio há algo diferente. As cerimônias de 2016 serão no Maracanã, enquanto que o Estádio Olímpico será o Engenhão, casa do atletismo - ambos também vão receber partidas de futebol. Com isso, surgiu o dilema.

 É possível que duas piras sejam acesas ao mesmo tempo - uma no Maracanã e outra no Engenhão - evitando que seja feito um deslocamento da chama olímpica de um estádio para outro após a cerimônia de abertura. A possibilidade faz parte do primeiro roteiro das cerimônias que está pronto e será apresentado esta semana pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 ao Comitê Olímpico Internacional durante a visita ao Rio da Comissão de Coordenação da entidade. 

A Regra 54 da Carta Olímpica diz que o Comitê Organizador é responsável por levar a chama para o estádio olímpico, como ressaltou a assessoria de imprensa do COI:

- No caso do Rio, o Estádio Olímpico vai ser o local do atletismo, e as cerimônias estão marcadas para o Maracanã. Cabe agora ao Comitê Organizador dos Jogos fazer uma proposta para a localização da chama com o conceito criativo das cerimônias.    

Presidente do COI, Thomas Bach diz que ainda não pensou na possibilidade, mas acredita em uma boa solução. O fato de o Maracanã ser um ponto turístico e ficar mais bem localizado do que o Engenhão pode também influenciar na decisão de termos duas chamas olímpicas em 2016.

- Francamente eu ainda não pensei nisso. Tenho certeza de que vamos encontrar uma boa solução. Eu sou muito a favor de uma solução onde as pessoas possam ver que a pira olímpica está na cidade e, assim, sentir o espírito olímpico.   

Diretor de cerimônias do Comitê Rio 2016, Leonardo Caetano confirma a possibilidade de duas piras nos Jogos do Rio:

- Tem que ter uma pira no Maracanã, porque é ali que ela acende. E o Estádio Olímpico, historicamente, tem um fogo. Então, pelo menos duas piras é o caminho a se pensar. Mas isso não está decidido. Na apresentação para o COI eu não preciso dizer como a pira vai ser acesa, mas aonde ela vai ficar. 


Fonte: Globoesporte.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar