Jogos de 2016 podem ter duas piras Olímpicas ao invés de uma - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Jogos de 2016 podem ter duas piras Olímpicas ao invés de uma

Compartilhe

Os Jogos Olímpicos do Rio poderão ter duas piras, algo inédito desde que o símbolo foi adotado na edição de 1928, em Amsterdã. Desde então, a chama é acesa no Estádio Olímpico, que recebe as cerimônias de abertura e encerramento, e onde acontecem as provas de atletismo, esporte mais nobre da competição. Mas no Rio há algo diferente. As cerimônias de 2016 serão no Maracanã, enquanto que o Estádio Olímpico será o Engenhão, casa do atletismo - ambos também vão receber partidas de futebol. Com isso, surgiu o dilema.

 É possível que duas piras sejam acesas ao mesmo tempo - uma no Maracanã e outra no Engenhão - evitando que seja feito um deslocamento da chama olímpica de um estádio para outro após a cerimônia de abertura. A possibilidade faz parte do primeiro roteiro das cerimônias que está pronto e será apresentado esta semana pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 ao Comitê Olímpico Internacional durante a visita ao Rio da Comissão de Coordenação da entidade. 

A Regra 54 da Carta Olímpica diz que o Comitê Organizador é responsável por levar a chama para o estádio olímpico, como ressaltou a assessoria de imprensa do COI:

- No caso do Rio, o Estádio Olímpico vai ser o local do atletismo, e as cerimônias estão marcadas para o Maracanã. Cabe agora ao Comitê Organizador dos Jogos fazer uma proposta para a localização da chama com o conceito criativo das cerimônias.    

Presidente do COI, Thomas Bach diz que ainda não pensou na possibilidade, mas acredita em uma boa solução. O fato de o Maracanã ser um ponto turístico e ficar mais bem localizado do que o Engenhão pode também influenciar na decisão de termos duas chamas olímpicas em 2016.

- Francamente eu ainda não pensei nisso. Tenho certeza de que vamos encontrar uma boa solução. Eu sou muito a favor de uma solução onde as pessoas possam ver que a pira olímpica está na cidade e, assim, sentir o espírito olímpico.   

Diretor de cerimônias do Comitê Rio 2016, Leonardo Caetano confirma a possibilidade de duas piras nos Jogos do Rio:

- Tem que ter uma pira no Maracanã, porque é ali que ela acende. E o Estádio Olímpico, historicamente, tem um fogo. Então, pelo menos duas piras é o caminho a se pensar. Mas isso não está decidido. Na apresentação para o COI eu não preciso dizer como a pira vai ser acesa, mas aonde ela vai ficar. 


Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário